A 13ª das 14 comportas existentes ao longo do Cais do Porto foi fechada na tarde deste domingo, em Porto Alegre, por decisão do Departamento de Esgotos Pluviais. Conforme o diretor do DEP, Tarso Boelter, a medida é preventiva, pois o nível do Guaíba não parou de subir e já alcança índice histórico de 2,78m, maior marca desde 1967.
Uma das comportas da Avenida São Pedro, que não era fechada desde 1972, chegou a emperrar. Segundo Tarso, se a prefeitura não conseguisse fechá-la por completo seriam colocados sacos de areia para conter o avanÇÃO da água em caso de transbordamento. A única comporta que deverá continuar aberta é a da entrada principal do Cais do Porto.
— é uma situação com a qual não estamos acostumados. Vários fatores estão influenciando, como o vento no sentido Sul, que represa o Guaíba, e uma cheia histórica no Rio Jacuí, cujas águas desembocarão no Guaíba.
O diretor ressalta que ainda há a cota do muro da Mauá de 3m que protegeria a área central da cidade de uma possível inundação:
— A água do Guaíba está lambendo o cais. Então, não sabemos o que poderá ocorrer. Estamos nos preparando para algo que pode ser histórico na cidade.
Postada originalmente em: 2015-10-11 03:00:00
Categoria original: Geral
Fonte: Diário Gaúcho