Dezenove municípios da região Celeiro, pertencentes à Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), decretaram situação de emergência em decorrência das intensas chuvas ocorridas no início de maio. Entre os municípios afetados estão Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha. O último a integrar a lista foi Três Passos.
Em Três Passos, os principais problemas foram registrados no interior, onde pontes internas e de divisa, estradas e bueiros sofreram danos significativos devido à enxurrada. O setor agropecuário, especialmente a bovinocultura do leite, pastagens e hortifrutigranjeiros, também foi severamente impactado. As intensas precipitações, que atingiram ou se aproximaram de 200 milímetros em menos de 24 horas, comprometeram o sistema de drenagem pluvial do município, resultando em consideráveis danos econômicos e sociais.
O volume de água em um curto período de tempo levou a danos estruturais que dificultam a mobilidade e a produtividade agrícola na região, destacando a necessidade urgente de ações de recuperação e suporte para as comunidades afetadas.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Jornal Província