20º Região Tradicionalista escolhe neste final de semana suas prendas e peõ es regionais.

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
brigada-300x267
infe_ok-300x266
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
Site_392x442
20º Região Tradicionalista escolhe neste final de semana suas prendas e peõ es regionais.

Buenas gauchada amiga! Hoje não teríamos como não falar de uma das maiores festas da nossa região tradicionalista, isto mesmo a 20ª RT está em festa! E essa festa tem nome e sobrenome: a Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões. Neste final de semana, mais precisamente nesta sexta e sábado, estarão na cidade de Horizontina jovens vindos de diversas entidades que pertencem a nossa região, não para competir, embora não tenha muito como fugir disto, mas sim para levar um pouco dos seus conhecimentos adquiridos nos últimos anos de estudo, das muitas viagens feitas com suas entidades e com a região, para congressos, convenÇÕes, encontros de patrão, enfim são tantas atividades que esses jovens tiveram nos últimos anos, fica até difícil citar tudo.

Falando de Ciranda de Prendas ou Entrevero de Peões me traz um pouco de saudade acima de tudo, além de um orgulho muito grande, pois vemos que a cada dia que passa mais e mais jovens estão entrando para o nosso meio do tradicionalismo e mais ainda para querer aprender mais sobre nossa história, nossa cultura, tradição tradicionalismo, folclore.

Agora o que menos importa para esses jovens que lá estão é o resultado, porque não tem crachá ou faixa no peito de Peão ou Prenda Regional que pague tudo que eles viveram nesse tempo de preparação, pois muito mais valem as amizades construídas, os lugares conhecidos e os conhecimentos adquiridos. Embora seja o segundo passo para se chegar ao objetivo maior ainda falta muito: muitas horas de estudos e muitas horas de preparação. Tenho certeza que para todos só o fato de ter chegado numa fase regional já é gratificante, falo por experiência própria.

Para quem nunca ouviu falar em Entrevero de Peões ou Ciranda de Prendas, explico um pouco como que funciona:

O Entrevero Cultura de Peões e a Ciranda Cultural de Prendas tem por finalidade escolher, anualmente, dentre os jovens associados de entidades filiadas ao MTG, representantes da cultura, das habilidades artísticas, campeiras e de artesanato, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho.

Tem como objetivos principais elevar o nível cultural dos participantes, criar condiÇÕes para o desenvolvimento do espírito de liderança, despertar o interesse pelo estudo e pesquisa de História, Geografia, Tradição e Folclore Gaúchos, criar condiÇÕes para o desenvolvimento de habilidades artísticas, campeiras e artesanato campeiro vinculadas à cultura gaúcha. No Entrevero temos 3 categorias participantes: Piá, Guri e Peão. Na Ciranda também são 3 categorias: Mirim, Juvenil e Adulta.

Na nossa região neste ano a Ciranda está na sua 47ª edição e o Entrevero na sua 29ª edição.

Deixo aqui meu quebra costelas a todos os amigos leitores, agradeÇÃO pelas mensagens de apoio e aos poucos vou atendendo aos pedidos para os assuntos que alguns tem sugerido. Deixo aqui também meu convite para que quem tiver a possibilidade que prestigie nossos jovens tradicionalistas na cidade de Horizontina, no CTG Carreteiros do Horizinte.

Postada originalmente em: 2016-06-24 03:00:00

Categoria original: Coluna Semanal

Fonte: Júlio César Schmidt (Julinho)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
brigada-300x267
infe_ok-300x266
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
Site_392x442

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
graficaomegaok
zanella
farmsantinesnova
Sellnet2