A arte e suas múltiplas linguagens na infância

Durst Bier
NEWCON
Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO

Minha infância foi povoada de brincadeiras e de invenções.  O pensamento voava, a imaginação me levava a longos devaneios, onde tinha a possibilidade de inventar e reinventar brincadeiras, me divertir brincando na rua com meus amigos. Bastava o dia clarear para se tornar encantador, dependendo da forma como olhávamos para ele.

As crianças são como arte, pura expressão, vistas pelos adultos como crianças arteiras, levadas, traquinas, porém, há certa afinidade entre as crianças e a arte, significando a espontaneidade, a habilidade que a criança tem de comunicar-se, ou seja, dialogar com o mundo. Segundo as palavras de Maria Amélia Pinho Pereira (2009):

Confesso que a primeira vez em que ouvi soar a palavra arte era ainda criança e escutei minha mãe chamando meus irmãos, que estavam no quintal, construindo uma cidade com pedras, barro, gravetos, areia e água. Era o horário do almoço e eles não apareciam. Ela os chamava insistentemente e eles não escutavam, tal era a concentração e entrega ao que estavam fazendo. A demora foi se alongando tanto, que minha mãe se dirigiu até onde estavam, falando em tom meio bravo pelo caminho: “Estes meninos estão fazendo alguma arte”. De fato estavam! Retirá-los daquele espaço mágico não foi fácil. Vi essa cena se repetir muitas vezes. Assim, o som da palavra arte ficou para mim gravado como uma brincadeira de menino que extrapola os tempos e espaços do mundo adulto.

A arte é vista e sentida de maneira diferente pelas crianças e os adultos.  Para o adulto ela está associada ao belo, a exposições de museus, a grandes artistas. Para a criança é a criatividade e a imaginação que não têm limites, ela explora todos os sentidos em tudo aquilo que faz aquilo que lhes dá prazer e satisfação. É na realização das atividades artísticas que ela desenvolve sua autoestima, seus sentimentos e a capacidade de representar o simbólico, brincar e desenhar envolvendo-a por completo. A arte pode ser contemporânea, relacionada a vários contextos como do tempo e do espaço utilizado pelas crianças. Dos espaços culturais, nos materiais, nas linhas, nos traços, nos desenhos, no corpo e na natureza.

Na arte a criança pode ir além de uma atividade prática e precisa, demonstrando sentimentos e emoções que favorecem o desenvolvimento e a exploração apropriada de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão e o relacionamento com os outros. Desenvolver atividades com arte na educação infantil ajuda a criança a descobrir como é seu mundo de invenções, ter acesso a novos conhecimentos, informações e de suas habilidades, pois, o brincar e a arte proporcionam às crianças que leiam e interpretem do seu modo o mundo que as rodeia.

Como educadores de educação infantil podemos dizer que as atividades de arte são de suma importância para a criança, pois enquanto cria, desenha, dança, canta ou representa uma cena, ela é livre para expressar suas ideias e sentimentos. É durante as aulas que a criança vai aprender a ouvir, ver e sentir. O educador é um mediador que observa, escuta e escreve a fala da produção das crianças, mas ao mesmo tempo inventa possibilidades para que isso aconteça, as crianças nos ensinam sobre elas mesmas e precisamos estar atentos para aprender. Pois, de nada adianta trazer uma bagagem de formação em história da arte, em leituras de imagens, se na sala de aula, na prática pedagógica não tivermos abertura de escuta e espaço para o outro.

 

Referências Bibliográficas

BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2012.

PEREIRA, Maria Amélia Pinto. Arte na Escola.In: INSTITUTO TOMIE OHTAKE. História do ensino da arte – Experiências – Seminário Ações Singulares 2. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009.

 

 

Fonte: Minéia Tatiane Ribeiro da Costa

Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês
Durst Bier
NEWCON
Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês

Mais acessadas

[bws_popular_posts]

Mais notícias

RGE alerta para golpe aplicado
A RGE alerta para a atuação de golpistas que estão...
Banrisul de Tenente Portela está fechado em virtude da Covid-19
Aagência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul,...
Crissiumal: Proprietário de cavalo é indiciado, após acidente de trânsito que resultou em morte
Na data de hoje, 03-12-2020, a Polícia Civil de Crissiumal concluiu uma...
Cotação dos produtos Agrícolas nesta quinta-feira (03/12/2020)
Confira os preços dos produtos agrícolas na ABC Agrícola de...
Chiapetta: XXV FEMUSEC ocorre de forma virtual nos dias 18 e 19 de dezembro
Calouros da Terra da Produtividade e de todo o Brasil,...