Para entendermos melhor a História, bom mesmo é poder reviver alguns momentos contados por ela. Oportunidade essa que todas as pessoas, ou seja, todas as famílias em especial, deveriam ter. Encontrar pessoas, lugares, objetos que trazem à tona a nossa história, a nossa essência de vida é uma experiência inesquecível.
A Família Formentini tem passado nesses últimos anos por essa experiência. A epopeia do casal ângelo e ângela Formentini, está sendo cada vez mais resgatada e contada para todos nós, seus descendentes.
Uma demonstração desse resgate histórico e heroico, ocorreu no mês de outubro desse ano (mais precisamente, no dia 23 de outubro), com o IV Encontro da Família Formentini, justamente na Linha 90, cidade de Coronel Pilar-RS, local onde os nossos heróis – ângelo e ângela Formentini – estabeleceram-se em terras brasileiras, em solo gaúcho.
Na época (1877), o casal adquiriu o lote 91 da então localidade de Coronel Pilar, ainda pertencente a Garibaldi onde estabeleceram-se. Terra nova, relevo acidentado, mata fechada, nada disso tirou-lhes o ânimo, pois a disposição e vontade de “fazerem a América “era muito maior.
Após a chegada na terra, a família Formentini assentada na pequena propriedade e no trabalho familiar, foi crescendo e tornando-se numerosa. Com o passar dos anos, na medida em que os filhos iam casando e formando as suas respectivas famílias, espalharam-se por vários municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e outros estados do Brasil.
Atualmente são muitos os seus descendentes, vivendo em diversos lugares do nosso país. Como a família tornou-se numerosa, ocupando diversas regiões, desconhecemos quantos somos e onde estamos, por isso esses encontros realizados, são a oportunidade de conhecermos, de compartilharmos dessa história familiar tão bonita e tão importante para as nossas sociedades.
Devemos agradecer, valorizar, compartilhar e principalmente, respeitar as nossas origens. Partindo do princípio que só amamos o que conhecemos, quanto mais mergulharmos na história de nossos antepassados, mais crescerá em nós esse amor incondicional que reforçará os laÇÃOs de família. E espelhando-nos na coragem e determinação desses corajosos pioneiros, poderemos colaborar na construção de uma sociedade melhor para nós e para as próximas geraÇÕes.
“
“
Postada originalmente em: 2016-10-27 10:05:00
Categoria original: Geral
Fonte: Deonisio Formentini – Professor