A importância da iniciação esportiva no Ensino Fundamental

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A iniciação esportiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental é de grande relevância para o desenvolvimento dos talentos esportivos que estão nas escolas. A disciplina de Educação Física como componente curricular da educação básica torna-se motivo de pesquisa, uma vez que já existe uma referência bibliográfica ampla sobre o assunto, mas no dia-a-dia da escola percebem-se ainda falhas no ensino.

A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva.

Santana (2005), procurando uma iniciação esportiva que contemple toda a complexidade humana, a entende como o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, não implicando em competições regulares.

Uma das funções da escola é oferecer aos escolares oportunidades de acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, por meio dos diversos componentes curriculares, dentre os quais a Educação Física, esses conhecimentos, devem contribuir para mudar a visão desses aprendizes, suas concepções, atuações e relações com os outros e com o mundo em que estão inseridos e, para isso, devem ser estruturados num currículo escolar.

A Educação Física deve contemplar a compreensão das inúmeras manifestações culturais relacionadas a práticas esportivas, além de valorizar o conhecimento produzido além da quadra.

Neste sentido as aulas de Educação Física, em quaisquer níveis de ensino, devem superar a repetição mecânica de gestos e avançar em direção às vivências corporais, expressas pela cultura de onde vivemos. Vale lembrar que apresentamos o esporte como o conhecimento que abarca o universo da Educação Física e que inclui para os alunos as temáticas dos Jogos, das Ginásticas, das Lutas, da Dança e das Modalidades Esportivas.

Dessa forma todos os alunos, independentemente do talento de cada um, terão possibilidades de atualizar experiências em movimentos esportivos que normalmente somente um “expert” consegue realizar (GRECO, 1998, p. 52). É isso exatamente que torna o esporte tão atrativo e que deve permanecer no ensino dos esportes. Assim, também é possibilitado a todo aluno o acesso às modalidades esportivas tradicionais.

Necessário se faz entender que a Educação Física não pode ser tomada constantemente como sinônimo de esporte, por outro lado é na Educação Física que se dá a iniciação esportiva, portanto, é preciso verificar no dia-a-dia da escola como ocorre esse processo, quais as modalidades esportivas mais praticadas, como professores e alunos lidam com o processo ensino e aprendizagem de Educação Física.

FERREIRA (2002, p. 50) enfatiza que a Educação Física e o esporte podem colaborar no momento presente com a busca da qualidade de vida porque sua prática deve ir além da economia dos gestos, assumindo um compromisso com a educação dos sentidos.

Segundo Ferreira:

 Ensinar a sentir o corpo, ser o corpo e ousar expandi-lo não se esgota na instrução de conteúdos. Como vivência estética, passa necessariamente pela arte de ensinar a ouvir, ver, cheirar, apalpar, ou melhor, desenvolver a capacidade de conhecer humanamente o mundo. A produção da saúde não diz nada para quem não ver mais sentido em continuar vivendo em outras palavras, a anterioridade não é a busca da saúde, mas o sentido de viver, e isso também podem ser trabalhados na atividade esportiva. Em fim, falar de esporte é falar em corporeidade, motricidade, relações e interações humanas (FERREIRA, 2002, p. 39).

Esporte na escola, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, demanda mudanças nos valores pelos quais o professor de Educação Física concebe sua ação pedagógica, esporte como qualidade de vida.

Sabe-se que o esporte é uma manifestação cultural que se desenvolve com o incentivo de toda a sociedade. A escola como parte desta sociedade torna-se formadora de opinião a priori da educação corporal.

Portanto é preciso estudos sobre o Esporte, privilegiando suas inter-relações com os processos de formação esportiva em diferentes ambientes educacionais, considerando a avaliação e aprendizagem na pedagogia do esporte, os aspectos sócios culturais da manifestação esportiva, bem como a análise das políticas sociais para o desenvolvimento do esporte na escola e sistema educacional, entre outros aspectos.

Referências:

FERREIRA, N. T. Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Esporte: Focos de Complexidade. In: MOREIRA, W.W.; SIMÕES, R. (Orgs.). Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Editora da Unimep, 2002, p. 50.

GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal 2: Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola e no Clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

SANTANA, Wilton Carlos de. Iniciação Esportiva e Algumas Evidências de Complexidade. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DO SUL.

Fonte: Emerson Tubias Oliveira Lorenzzatto

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