Independente da faixa etária, todas as pessoas passam por um período de adaptação. Estamos sempre nos adaptando ao novo, enfrentar algo desconhecido é sempre um desafio.
Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a adaptação é tempo de acolhimento é um processo que exige tempo, paciência e comprometimento dos adultos que estão como apoio para a criança. É importante que, durante esse tempo a criança vá se acostumando a ficar longe da família. Para isso, é fundamental que a criança se sinta segura e perceba que está diante de pessoas dignas de sua confiança, tudo é muito novo e desafiador, precisa de muita coragem dos adultos e dos pequenos, pois a adaptação é também uma fase de descobertas.
É na Educação Infantil que o aluno tem o primeiro contato com o ambiente escolar. É muito importante que este ambiente seja seguro e acolhedor. Enquanto algumas crianças podem perceber a escola como um lugar divertido e seguro, estabelecendo rapidamente o vínculo afetivo com professor e colegas. Outras podem enxergar a separação da família como um momento de muita angústia e sofrimento, entendendo como um abandono, fazendo da adaptação uma barreira entre o aluno e a escola.
Oliveira (2002, p.47) destaca a importância da adaptação do aluno na educação infantil.
“As crianças mais pequenas têm a necessidade de maior zelo, bem como carinho e segurança, além de todos os cuidados básicos necessários a seu amplo desenvolvimento. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem atividades voltadas simultaneamente para o cuidar e educar”.
Os alunos precisam se adaptar ao novo, às rotinas e regras da escola, às separações diárias da família, isso faz parte do crescimento social e emocional das mesmas. Além do mais, é nesse período em que se estabelece vínculos entre os alunos, à escola e os pais. Se o processo não for adequado, poderá haver conflitos entre as três partes. Os pais devem entender que não podem criar na imaginação das crianças uma escola que não existe, para fazer com que as mesmas aceitem ir tranquilamente para a escola.
Durante o processo de adaptação, a reação dos alunos com relação à separação com os pais, pode acontecer de diferentes formas, como ansiedade, ficando muito calados, recusar-se a brincar com os colegas, a comer, as vezes agressividade com colegas e professores, mas a principal reação é o choro, que é verdadeiro, mas que também pode ser uma forma de chamar atenção dos pais. A ansiedade causada no momento da separação com os pais, é normal e não acontece somente na educação infantil, também pode ocorrer com alunos maiores, principalmente com os mais inseguros e tímidos.
O aluno precisa confiar nos professores, funcionários e coleguinhas da escola, pois até o momento o seu lar era o seu único convívio social e ao entrar na escola ele terá um mundo de possibilidades, onde irá conviver e interagir com outras pessoas em um ambiente novo e rico em conhecimentos. Durante a adaptação os alunos terão que aprender a conviver com os colegas, dividindo o mesmo espaço, objetos, brinquedos e também os professores, assim tornando as horas de aula em um momento prazeroso de muito aprendizado.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998).
A adaptação é difícil não só para a criança, mas também para a família e a professora, pois implica reorganizações e transformações para todos. (RCN, 1998)
Os professores também precisaram de um tempo para conhecer cada criança e sua família, as ações e reações de cada uma delas, suas preferências e individualidades, para conseguir ajudá-las em seu desenvolvimento. A adaptação é o momento de transição em que o aluno vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ele vai criando um vínculo com os professores e coleguinhas, sentindo-se cada vez mais seguro, demonstrando interesse em estar presente na escola e participando das atividades propostas.
Cada escola tem suas próprias regras, mas a adaptação exige tolerância, pois alguns se adaptam com facilidade, dando um simples “tchau “na hora da despedida, demostrando muita maturidade. Para outros é um processo mais demorado, a despedida é um momento doloroso, para eles as horas que ficam na escola, são intermináveis, pedindo repetidas vezes se está na hora da mãe ou do pai chegar. Portanto Pais, se combinarem que estarão à espera da criança, no momento de saída, façam exatamente isso, pois para o aluno que está inseguro o melhor momento será quando encontrar os olhos das pessoas que ele ama.
A adaptação, é o ponta pé inicial na vida escolar do aluno, pois se trata de um mundo novo em sua vida. Enfim, a adaptação escolar é importantíssima para o desenvolvimento do aluno e sua interação com o mundo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. MEC/SEF. Referencial Curricular para Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental-Brasília. Volume Introdução. 1998.
Fonte: Catia Regina Formentini Dias