A Administração Municipal de Braga emitiu um alerta à comunidade devido ao expressivo aumento de casos de dengue, os quais resultaram em três mortes decorrentes da doença na região, evidenciando a necessidade urgente de medidas preventivas.
O município também enfrenta um aumento significativo de casos suspeitos, que aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
Em face dessa situação crítica, a Administração Municipal destaca a necessidade de a população intensificar os cuidados contra a dengue.
Medidas simples, como a eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza de calhas e a vedação adequada de caixas d’água, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
É imprescindível que cada um possa adotar práticas preventivas, como o uso de repelentes, especialmente em áreas de maior incidência do mosquito, manter os ambientes livres de objetos que possam acumular água, pois a água parada proporciona condições propícias para a reprodução do mosquito.
Nos próximos dias serão realizadas ações para o enfrentamento desta epidemia. Na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, serão realizadas vistorias nos pátios e orientações sobre medidas de prevenção, iniciando do centro da cidade indo em direção a saída para Coronel Bicaco.
A Administração pede a colaboração de toda população e solicita para que cada um realize a limpeza de seu pátio, além é claro de redobrar a atenção quanto aos cuidados necessários, evitando automedicação e procurando a unidade de saúde em caso de suspeita de dengue.
Contra a dengue a prevenção é sempre a melhor opção! Faça a sua parte você também.
Fonte: Prefeitura Municipal de Braga