Braga – Nolly e Helena: Uma história de 68 anos de amor e companheirismo

Há 68 anos, em 18 de abril de 1953, no Distrito de São Pedro, no município de Jóia, que na época pertencia ao município de Tupanciretã, uniam-se em matrimônio os jovens Nolly Andreatta e Helena Sangalli.

Antes do casamento, no dia 14 de janeiro de 1953, o jovem Nolly Andreatta migrou para o município de Braga, onde adquiriu terras e construiu uma casa, sendo que após três meses, às vésperas do casamento, retornou ao Distrito de São Pedro para realizar o seu sonho de casar-se com sua amada Helena Sangalli.

Após a cerimônia os noivos empreenderam viagem rumo a Braga. Como na época todo e qualquer deslocamento sempre era difícil o casal teve que pernoitar em Ijuí e somente no dia 19 de abril de 1953 chegaram à sua nova residência, na Localidade de Linha Bombardelli, interior do município de Braga.

Seu Nolly recorda que no dia seguinte ao dia em que se estabeleceram em Braga (20/04/53) já começaram a nova vida a dois. Trabalhando na agricultura, foram colher feijão e por pouco uma cobra venenosa, espécie muito comum de se encontrar nos campos naquela época, não picou Dona Helena, o que se tivesse acontecido poderia ter deixado o recém-casado viúvo, pois até chegar ao local mais próximo para ser socorrida não sobreviveria.

Da união de Nolly e Helena nasceram 05 filhos: Noeli, Carlos, Madalena, Maria Teresinha e João Luiz (in memoriam), 08 netos e 04 bisnetos.

Durante dez anos Nolly e Helena Andreatta moraram na localidade de Linha Bombardelli. Tiveram que se mudar para a cidade pois seus filhos necessitavam ir para a escola e o caminho que teriam que percorrer além de longo era apenas uma “picada” (estrada estreita de difícil trafegabilidade) no meio do mato.

Perguntados qual a fórmula para viver uma vida feliz a dois Dona Helena e Seu Nolly responderam que só com muito carinho, companheirismo, paciência um com o outro e cumplicidade é que se consegue viver um grande amor pela vida inteira, pois durante esta vida terrena os desafios, as perdas e as dificuldades foram muitas que o casal enfrentou e conseguiu superar.

Neste dia tão especial para o casal “Andeatta” seus filhos e demais familiares são gratos por poderem compartilhar tantos momentos e agradecem à Deus por permitir que eles pudessem viver tudo isso juntos.

Este foi um pequeno relato da história de amor de Nolly e Helena Andreatta ou simplesmente conhecidos em Braga como “Seu Nolly e Dona Helena”, um casal simples, pessoas honestas, trabalhadoras e um exemplo a ser seguido.

Observador Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Pneus se desprendem de carreta e atingem casa em Santa Catarina
O fato ocorreu às 11h desta segunda-feira, 10, na...
Acidente envolvendo moto e veículo no centro de Santa Rosa
No início da tarde de segunda-feira (10/05), ocorreu um...
Novo lote de vacinas da CoronaVac: Confira quantas doses cada município da Região Celeiro vai receber
Começa a ser distribuído, nesta segunda-feira (10), mais um...
Redentora: Administração Municipal vacina pessoas com comorbidades contra a Covid-19
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde...
Confira a Pauta da 9ª Sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores de Braga
ATA Nº. 07/2021. OFÍCIOS EXPEDIDOS: Ofícios nº. 043, 044,...