Braga: Osvaldo Fin comemora 100 anos de vida

Há 100 anos, em 12 de abril de 1921, nascia no localidade de Nova Vicenza, interior de Caxias do Sul, Osvaldo Ernesto Fin.

Com 07 anos de idade veio morar na localidade de Alfredo Brenner interior de Ibirubá onde trabalhou em atafona (beneficiamento de farinha de mandioca) e na agricultura, sendo que no dia 03 de junho de 1944 casou com Herminia Romanina Piccinini naquela localidade.

Em 1952 Osvaldo Ernesto Fin, atraído pelas terras fertéis, baratas e a convite de amigos chegou em Braga, que na época pertencia ao município de Três Passos, e se estabeleceu onde hoje é a localidade de Três Vertentes, trabalhando como agricultor. Em 1986 veio morar na cidade onde está até os dias de hoje.

Da união de Osvaldo e Herminia (In memoriam) nasceram 10 filhos: Irene, Maximino, Genuino, Erondina, Celia, Herminio, Elia, Osmilda, Mario e Carmeci, 20 Netos, 24 bisnetos e 2 tataranetos.

Seu Osvaldo além de contribuir com seu trabalho para Braga é conhecido também como um amante do esporte e sempre é figura presente em qualquer jogo, seja de campeonato, amistoso de times principais ou de veteranos que se realize nos estádios do município.

Perguntado sobre os segredo de sua longevidade disse que “nunca tive vício seja de bebida ou cigarro, só tomei vinho colonial e como muita polenta e salame”. Sobre uma lembrança boa de sua vida, seu Osvaldo disse que são o seu casamento e o nascimentos de todos os seus 10 filhos.

Quando a reportagem perguntou se ele tinha algum sonho a resposta foi imediata “eu tinha o sonho de fazer uma grande festa com meus amigos e parentes para comemorar o meu centenário mas infelizmente a pandemia da Covid-19 ceifou este sonho, mas ainda tenho esperança que tudo isso vai passar e que quando isso acontecer vou comemorar, se não for os 100 anos os 101, 102, 103……”

Como Osvaldo não pode comemorar essa data tão especial com uma grande festa e em razão de sempre ter sido um homem de muita fé ocorreu na manhã desta segunda-feira, 12, na Igreja Católica de Braga, uma Celebração em Ação de Graças pelo seu aniversário de 100 anos que foi restrita a poucos familiares e aos padrinhos do centenário de aniversário, os casais Clovis e Leila Staffen e João Luiz e Jane Ienerich.

Este foi um pequeno relato da história de vida de Osvaldo Ernesto Fin ou simplesmente conhecido em Braga como “Seu Osvaldo”, um homem simples, honesto e trabalhador.

Confira o vídeo especial que fizemos com os melhores momentos da Celebração em Ação de Graças pelo aniversário de 100 anos de Osvaldo Ernesto Fin:

Celebração em Ação de Graças pelo aniversário de 100 anos de Osvaldo Ernesto Fin

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, na Igreja Católica de Braga, uma Celebração em Ação de Graças pelo aniversário de 100 anos de Osvaldo Ernesto Fin. O Observador Regional registrou esse momento tão especial para a família e preparamos um vídeo especial com os melhores momentos da celebração.Conheça a história de Seu Osvaldo, clique no link e confira a matéria:https://www.observadorregional.com.br/braga-osvaldo-fin-comemora-100-anos-de-vida/

Posted by Observador Regional on Monday, April 12, 2021

Música: Utopia
Interpretação e violão: Velerson Ienerich (neto)
Gaita: Pedro Ienerich (bisneto)
Osvaldo com os filhos – Da esquerda para a direita: Erondina, Genuino, Carmeci, Herminio, Irene, Osvaldo, Osmilda, Maximino, Celia, Mario e Elia.

 

Osvaldo e Herminia com seus 10 filhos.

 

Confira algumas imagens da Celebração realizada nesta manhã:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 14/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...