Caminhos dos Beatos: Três Padres em peregrinação

Costumeiramente na semana seguinte a Páscoa o clero de nossa Diocese de Frederico Westphalen se reunia para o retiro anual. Lamentavelmente, em função da pandemia, nos últimos dois anos não foi possível realizar esse importante momento. Contudo, essa impossibilidade proporcionou uma outra experiência muito marcante.

Durante uma semana, três padres (Pe. Edejalmo Rubert, Pe. Marco Antônio Jardinello e Pe. Mauro Luiz Argenton), realizamos o caminho de volta dos Beatos Manuel e Adílio, ou seja, o caminho que não foi permitido a eles realizar. Caminhamos de Três Passos, local do martírio, até Nonoai, onde moravam os Mártires Pe. Manuel e Coroinha Adílio.

Fizemos dessa peregrinação nosso retiro, pois realmente foram dias marcados por muita oração e reflexão. Conseguimos organizar uma logística que evitou ao máximo contato com outras pessoas, levando sempre em conta o cuidado diante da Covid-19. Mesmo assim conseguimos celebrar a missa diária. Além das muitas orações que fazíamos durante os percursos de caminhada.

A principal delas acredito que tenha sido a meditação dos mistérios da salvação através do Santo Rosário diário. Invocando sempre a intercessão dos Beatos Manuel e Adílio e dos muitos padroeiros (as) das paróquias e comunidades por onde íamos passando. Também realizamos a oração da Liturgia das Horas, a Via Lucis, além das diversas orações pessoais, que o caminho ajudava muito a realizar.

Entre tantos objetivos, destacamos essa peregrinação como um caminho penitencial que fizemos pedindo a Deus o fim da pandemia, o incentivo às vocações, a perseverança de nosso clero e a graça da canonização dos Beatos.

Em vista da segurança da caminhada e da beleza das paisagens, escolhemos um caminho que foi praticamente todo feito por estrada de chão. Dessa forma, após sair de Três Passos, dia 06/04, passamos pelos municípios de Derrubadas, Barra do Guarita, Pinheirinho do Vale, Caiçara, Iraí, Alpestre, Rio dos Índios até chegar em Nonoai dia 13/04.

Em boa parte desse roteiro fomos agraciados com belas paisagens nas encostas do rio Uruguai. Entre tantos outros lugares de beleza natural encantadora, fazendo perceber o quão bela é nossa região.

Esses mais de 200 Km de caminhada nos proporcionaram pensar no sofrido caminho de evangelização e caridade vivido pelos Beatos Manuel e Adílio. Quanto sofrimento eles certamente passaram para cumprir com a missão que lhes era confiada. Assim como foram exemplo e intercessão em nossa peregrinação, também no caminho da vida de cada cristão os Beatos Manuel e Adílio são grande exemplo de fé, perseverança e amor aos irmãos.

Chegamos ao final de nossa peregrinação/retiro muito realizados. Apesar de algumas bolhas nos pés, dores musculares, cansaço e esgotamento, valeu a pena. A contínua vivência da oração, a amizade aprofundada entre nós, a certeza de que muitas pessoas estavam rezando por nós, a confiança de chegar ao fim do caminho, a certeza de que Cristo caminhava conosco, como fizera junto aos discípulos de Emáus nos deram a força que precisávamos para completar o caminho de volta dos Beatos.

Esperamos, após a pandemia, fazer desse caminho um roteiro de peregrinação para muitos devotos. E já sabemos de muitos interessados. Foi um caminho de dores, mas muito mais de alegrias, de belezas naturais e, acima de tudo, de sentir a presença e a benção de Deus.

Fonte: Pe. Mauro Luiz Argenton – https://artigos.beatosmanueleadilio.com.br/

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Brigada Militar prende segundo indivíduo envolvido em roubo ocorrido em Frederico Westphalen
Na tarde desta segunda-feira (10/5), policiais militares do 37º...
Pneus se desprendem de carreta e atingem casa em Santa Catarina
O fato ocorreu às 11h desta segunda-feira, 10, na...
Acidente envolvendo moto e veículo no centro de Santa Rosa
No início da tarde de segunda-feira (10/05), ocorreu um...
Novo lote de vacinas da CoronaVac: Confira quantas doses cada município da Região Celeiro vai receber
Começa a ser distribuído, nesta segunda-feira (10), mais um...
Redentora: Administração Municipal vacina pessoas com comorbidades contra a Covid-19
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde...