CAMPO NOVO: TOUR DE PLANTAS DE COBERTURA DE SOLO E PASTAGENS

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB-PlanoSafrafeed1080x1080
Divulgação

Na última quarta-feira, dia 29 de maio, no município de Campo Novo, foi realizado o “Tour de Plantas de cobertura de solo e pastagens promovido pela Emater/RS – ASCAR e contou com a parceria da Prefeitura Municipal com o objetivo de realizar visitas em três propriedades a fim de mostrar ao público presente, as potencialidades de plantas de cobertura de solo e pastagens no município.

O Tour teve inicio no stand da Emater/RS-ASCAR no Campo Experimental da Cotricampo, em que o público foi recepcionado pela Assistente Administrativa Edith Aguiar. Na sequencia a Supervisora Regional da Emater/RS-ASCAR, Rejane Fornari, fez a abertura do evento dando boas vindas aos produtores rurais e aos parceiros, além de agradecer as parcerias e enaltecer a importância dos temas abordados durante a tarde. Em seguida a Chefe do Escritório Municipal, Elise Moura Rosa, falou sobre a utilização de plantas aromáticas e condimentares, e também, sobre o sal temperado na alimentação humana.

A parte de campo ficou a cargo dos Engenheiros Agrônomos Fabrício Veit e Ramon Pires, e do Técnico Agrícola Laurindo Mattioni, que convidaram o público a iniciar o Tour de Plantas de Cobertura, onde foi visitado a propriedade do agricultor José Mario Casali, na localidade de Capão Grande. Nesta primeira visita o público pode conferir diferentes consórcios de plantas, como Nabo com Milheto, Nabo com Capim Sudão, Nabo com aveia e milho, lavoura solteira de Sorgo gigante e uma área em pousio. Nas parcelas foi visualizado a grande produção de massa verde das culturas, o ótimo recobrimento de todo o solo, e a grande contribuição para o controle da erosão, manejo da fertilidade e estruturação do solo em áreas com plantas de cobertura. Para demonstrar e visualizar os efeitos da compactação de solo foi aberto uma trincheira e trabalhado vários métodos de identificação da compactação, além de debater as aÇÕes de manejo de descompactação e construção de perfil do solo em profundidade com o intuito de proporcionar um ambiente favorável para um maior crescimento de raízes das culturas agrícolas, a fim de possibilitar maiores produtividades. O Sistema Plantio Direto também foi debatido, salientando a importância da rotação de culturas, o mínimo revolvimento do solo e a produção de palha para cobertura do solo, fatores este que resultam no sucesso do SPD e que algumas propriedades estão falhando nesses pontos. Os produtores rurais participaram da discussão relatando os desafios e os sucessos das suas propriedades em relação ao manejo do solo e as produtividades das culturas.

Na segunda visita chegamos na propriedade do produtor Arno Kuntzler, na localidade de Sitio Bindé, na qual visualizamos as Plantas de Cobertura de Milho, Milheto e Capim Sudão. Essas gramíneas de verão tem se tornado um investimento de baixo custo para a melhoria da fertilidade solo, conferindo maior resiliência às intempéries e possibilitando uma grande produção de palha, além de possibilitar a ciclagem de nutrientes, isto é, a absorção de diversos nutrientes, em diferentes profundidades e a sua liberação na superfície do solo através da decomposição da palhada. A palhada também funciona com um guarda-chuva, protegendo o solo da ação direta das gotas de água das chuvas, evitando a erosão e da ação direta dos raios solares, evitando a perda de umidade do solo. Com a abertura de uma trincheira podemos visualizar a presença de raízes de milho a mais de 40 cm de profundidade, e também foi possível ver a grande quantidade de raízes que tem a função de agregar e descompactar o solo.

Na terceira propriedade, ainda no Sitio Bindé, visitamos o agropecuarista Leoncio Barzotto, o qual faz o manejo de inverno com Aveia preta e Aveia branca para a cobertura de solo e utiliza também para pastagem controlada do gado, manejando desta forma a fim de produzir palha em quantidade suficiente para o solo. Tivemos a oportunidade de comparar o crescimento de Aveia e Capim Sudão semeados após a colheita da soja no inicio do mês de marÇÃO, demonstrando um grande potencial na produção de Massa Verde do Capim Sudão nesta época. O plantio de variedades de soja de ciclo curto está abrindo um leque de opÇÕes de semeadura após a colheita e os produtores estão atentos para ocupar de forma mais eficiente o solo e produzir mais grãos, mais palhada e mais carne ou leite. O manejo da fertilidade do solo também foi debatido entre os participantes, salientando a sua importância e afirmando os ótimos resultados de produtividades alcançados em áreas com correção de solo e bem adubadas. Os relatos e as trocas de ideias entre os participantes foram de grande valia para o evento e engajamento do público nas visitas realizadas.

No retorno ao stand da Emater/RS-ASACR, visitamos as parcelas de pastagens perenes e anuais mais utilizadas e adaptadas para o fornecimento de alimentação ao gado leiteiro e de corte no município. Dentre as opÇÕes, destacam-se as gramas Tifton 85, Giggs, Florakirk, Hermatria; as braquiárias Convert e MG5, os panicum Aruana, Aries e Tamani; Sorgo Ag2501, Milheto ADR500 e Valente, Milheto Perene, Capim Sudão e os Capim Elefantes Kurumi, Capiaçú e Pioneiro. Cada espécie ou cultivar tem seus pontos fortes e se encaixam no manejo de cada produtor de acordo com as suas características de produção, sempre atentos ao valor nutritivo e a grande capacidade de produção de massa verde que vai ser ofertado aos animais.

O encerramento se deu com a entrega de amostras de sal temperado, mudas de plantas condimentares e aromáticas e mudas de pastagens, além de um lanche de confraternização que propiciou a integração entre os participantes com tira-dúvidas, conversas, troca de ideias e o planejamento de aÇÕes no manejo de solos e pastagens das propriedades.

Postada originalmente em: 2019-05-31 09:33:09

Categoria original: Região Celeiro

Fonte: EMATER

Compartilhe:

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB-PlanoSafrafeed1080x1080

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
zanella
farmsantinesnova
Roque_2021-300x266-1-seo