Casal é surpreendido ao colher laranja de quase cinco quilos em Santo Ângelo

Foto: Divulgação | Grupo Sepé
Slider

Um casal de santo-angelenses comemora a boa safra de laranjas para doces. Uma das frutas chegou a pesar quase cinco quilos, mais precisamente 4 quilos e 900 gramas. A fruta tem nomes diferentes, dependendo da região do país: laranja da terra, laranja cidra, zamboa, ou laranja azeda. Porém, o tamanho deste ano superou todos os demais.

“Foram maiores do que as safras anteriores”, contou Luís Ribeiro, cabeleireiro que junto da mulher, Evanir, possui um salão de beleza na Marquês do Herval, quase esquina com a 7 de Setembro. Porém, nos finais de semana ou feriados eles praticam o cultivo de citrus como laranjas e bergamotas, em uma área de 600 metros localizada em um bairro da cidade.  “A gente vende os doces”, disse.  Ele destacou que desta espécie de frutas são três pés cultivados. Os tamanhos não são iguais. “Alguns são bem menores”, disse.

Luis também conta que o fruto em si pode ser usado, também, para suco. E os gomos da fruta tem sabor meio amargo. “É uma mistura de doce com amargo”, destacou. Esse ano, algumas frutas chegaram a se perder no pomar. “Faltou tempo. A gente tem que colher e já utilizar, e as vezes não conseguimos”, disse.

 

ALTERNÂNCIA

A engenheira agrônoma da Emater, Márcia Dezen, diz que o tamanho das frutas obedece a um fenômeno chamado de alternância de produção. Em alguns anos os pés supercarregam, e a tendência é de um fruto menor e em maior quantidade. “Quando isso acontece a tendência é de, no ano seguinte, a fruta ser maior”, destacou, acrescentando que isso acontece com diferentes espécies de citrus, como laranjas e bergamotas. O peso desta fruta em si causou surpresa nos profissionais da área.

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

Jornal A Tribuna | Grupo Sepé


Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider