Conforme já apresentava em suas previsões a Metsul Meteorologia, a chuva que caiu sobre Crissiumal e parte do RS nessa quarta-feira (04/09) apresentou cor escura e muita fuligem.
O avanço da frente fria com instabilidade se encontrou com a pluma de fumaça de queimadas vinda do Norte da América do Sul e que alcançou áreas meridionais do Brasil, sendo o motivo para isso.
O Guia Crissiumal chegou captar água da chuva durante a tarde, para comprovar a previsão da Metsul, como mostra a foto do topo. Também havia muita espuma em locais onde a água acumulava.
O QUE É CHUVA PRETA
Soot, ou fuligem, é um material particulado constituído principalmente de carbono, que se forma como resultado da combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão, petróleo) e biomassa (madeira, resíduos agrícolas). Quando esses materiais não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono (CO₂) e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas são extremamente pequenas, com diâmetros na escala de nanômetros a micrômetros, o que lhes permite permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias.
TEMPO ESFRIA, PARA DEPOIS ESQUENTAR
As manhãs de quinta e sexta-feira irão apresentar temperaturas mínimas abaixo dos 10ºC, com frio. De domingo em diante as máximas se aproximam dos 40ºC em uma forte onda de calor.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte Colaborativa:
https://metsul.com/chuva-com-fuligem-e-provavel-no-sul-do-brasil-entre-hoje-e-amanha/ .
Texto / Foto: Guia Crissiumal