Cidadania x Educação: Um desafio para a escola de hoje

Do latim civitas, que significa “conjunto de direitos atribuídos ao cidadão” ou “cidade”, é difícil datar com precisão o aparecimento do seu conceito. Sabemos que o seu significado clássico associava-se à participação política. Sua origem remonta à Grécia Antiga, que nos liga a ideia de pólis como comunidade constituída por indivíduos livres, autônomos, participantes da vida pública. Aristóteles define o cidadão como aquele que possui poder para participar de decisões legais e políticas, deliberativas ou judiciais, podendo governar e ser governado.

Segundo Saviani (2013, p. 1) a educação não institui a cidadania, mas e através dela que pode ocorrer a mediação do conhecimento humano:

“Assim, a educação é entendida como instrumento, como um meio, como uma via através da qual o homem se torna plenamente homem apropriando-se da cultura, isto é, a produção humana historicamente acumulada. Nesses termos, a educação fará a mediação entre o homem e a ética permitindo ao homem assumir consciência da dimensão ética de sua existência com todas as implicações desse fato para a sua vida em sociedade. Fará, também, a mediação entre o homem e a cidadania, permitindo-lhe adquirir consciência de seus direitos e deveres diante dos outros e de toda a sociedade… Em outros termos, pela mediação da educação, será possível construir uma cidadania ética e, igualmente uma ética cidadã. (SAVIANI, 2013, p. 1)”.

Segundo Santos (1987, p. 7 apud BRZEZINSKI; SANTOS, 2015, p. 14), “No campo da retórica, o conceito de cidadania é um dos mais proclamados, anunciados e prometidos, mas, no campo dos fatos, é também um dos mais negligenciados”. Pois para ele, geralmente, ser cidadão, implica em uma serie de obrigações que vem na contramão dos nossos direitos, o que faz com que muitas pessoas se apoiem na falsa ideia de que cidadania nos oferece apenas direitos, “ esquecendo –se” de praticar também os deveres de cidadão frente ao pais.

Deste “esquecimento”, que ocorre muitas vezes por comodidade, surge a importância da educação, que através dos tempos adquiriu a responsabilidade de formar cidadãos conscientes de suas decisões e obrigações, com o poder e dever de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, com condições de acesso a todos, independente de condição social. Educar para a cidadania é um dos temas mais debatidos pelas instituições de ensino na atualidade, no entanto, se questiona que cidadãos estão se formando e se realmente as escolas possuem capacidade e autonomia para essa formação, e como essa demanda de conhecimento pode ser adaptada aos planejamentos de escolas e professores.

Cabe a nós como educação e educadores, que temos o importante papel de formadores de opinião, encontrar e buscar formas de demonstrar aos nossos alunos a grande relevância da cidadania e, formar cidadãos transformadores e comprometidos com o progresso da nossa sociedade, cobrando e exigindo seus direitos que lhes são assegurados por lei, mas também preparados para cumprir com seus deveres, visando sempre, a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária, baseada nos ideias de justiça social e no bem comum.

 

REFERÊNCIAS

ARISTÓTELES. A política – Volume 61. [s.n.]: Martin Claret, 2006. (Coleção a Obra-prima de cada autor).

SAVIANI, D. Ética, educação e cidadania. Revista n° 15. Disponível em: http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/saviani.pdf. Acesso em: 18 jan. 2017.

 

Fonte: Juliano Antonio da Silva

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Redentora registra o 10º óbito decorrente do Covid-19
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Redentora,...
Campo Novo: Vereadora realiza visitas, ouve demandas e realiza ação de caridade
Defendendo as bandeiras “criança e proteção de animais”, foi...
Miraguaí: Prefeito encerra a semana fiscalizando serviços no interior
Nesta sexta-feira (22) o Prefeito de Miraguaí Valdelirio Preto...
Acidente envolve caminhão na ERS-155, em Santo Augusto
Um acidente de trânsito envolvendo um veículo foi registrado...
Motociclista fica ferido ao bater moto contra veículo de Três de Maio na RS 307 em São Paulo das Missões
m acidente de trânsito no final da manhã desta...