Cientista Gaúcha recebe Prêmio Nacional com pesquisa sobre coronavírus

Projeto de Luciana Tovo é focado nos efeitos da pandemia da Covid-19 no estresse crônico de adolescentes — Foto: Universidade Federal de Pelotas/Divulgação

O projeto da cientista Luciana Tovo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi um dos selecionados na 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência. A pesquisa é voltada aos efeitos da pandemia do coronavírus no estresse crônico de adolescentes. Luciana vai receber, como prêmio, R$ 50 mil para investir na iniciativa.

“Eu recebi a notícia em julho, mas tive que guardar segredo. Para minha surpresa, o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, anunciou que o meu trabalho estava entre os selecionados”, explica Luciana.

A premiação é promovida pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências. Luciana venceu na categoria Ciências da Vida. Segundo a organização, aproximadamente 500 cientistas participaram da edição deste ano.

Luciana é bióloga, mestra e doutora em Genética e Biologia Molecular. Desde 2014, ela atua como professora no programa de pós-graduação em Epidemiologia da UFPel. Com histórico de estudos voltados para saúde mental, o trabalho premiado busca avaliar os níveis do cortisol em adolescentes durante a pandemia.

“Conseguiremos realizar a análise dos últimos três meses através de mechas de cabelo. Metade dos adolescentes já foram avaliados antes de iniciar a pandemia e serão caracterizados como grupo controle. Os dados desse grupo serão comparados com os dos adolescentes que ainda precisam realizar o acompanhamento”, pontua.

Segundo a cientista, os resultados das análises poderão demonstrar qual o impacto da pandemia nesse grupo que não é considerado de risco.

Uma cerimônia virtual, marcada para outubro, oficializa a premiação. A festa presencial teve de ser cancelada por conta da Covid-19.

Fonte: G1

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Redentora registra o 10º óbito decorrente do Covid-19
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Redentora,...
Campo Novo: Vereadora realiza visitas, ouve demandas e realiza ação de caridade
Defendendo as bandeiras “criança e proteção de animais”, foi...
Miraguaí: Prefeito encerra a semana fiscalizando serviços no interior
Nesta sexta-feira (22) o Prefeito de Miraguaí Valdelirio Preto...
Acidente envolve caminhão na ERS-155, em Santo Augusto
Um acidente de trânsito envolvendo um veículo foi registrado...
Motociclista fica ferido ao bater moto contra veículo de Três de Maio na RS 307 em São Paulo das Missões
m acidente de trânsito no final da manhã desta...