Cientista Gaúcha recebe Prêmio Nacional com pesquisa sobre coronavírus

Projeto de Luciana Tovo é focado nos efeitos da pandemia da Covid-19 no estresse crônico de adolescentes — Foto: Universidade Federal de Pelotas/Divulgação
Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
WAGNER NOVO
INFE NOVO

O projeto da cientista Luciana Tovo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi um dos selecionados na 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência. A pesquisa é voltada aos efeitos da pandemia do coronavírus no estresse crônico de adolescentes. Luciana vai receber, como prêmio, R$ 50 mil para investir na iniciativa.

“Eu recebi a notícia em julho, mas tive que guardar segredo. Para minha surpresa, o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, anunciou que o meu trabalho estava entre os selecionados”, explica Luciana.

A premiação é promovida pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências. Luciana venceu na categoria Ciências da Vida. Segundo a organização, aproximadamente 500 cientistas participaram da edição deste ano.

Luciana é bióloga, mestra e doutora em Genética e Biologia Molecular. Desde 2014, ela atua como professora no programa de pós-graduação em Epidemiologia da UFPel. Com histórico de estudos voltados para saúde mental, o trabalho premiado busca avaliar os níveis do cortisol em adolescentes durante a pandemia.

“Conseguiremos realizar a análise dos últimos três meses através de mechas de cabelo. Metade dos adolescentes já foram avaliados antes de iniciar a pandemia e serão caracterizados como grupo controle. Os dados desse grupo serão comparados com os dos adolescentes que ainda precisam realizar o acompanhamento”, pontua.

Segundo a cientista, os resultados das análises poderão demonstrar qual o impacto da pandemia nesse grupo que não é considerado de risco.

Uma cerimônia virtual, marcada para outubro, oficializa a premiação. A festa presencial teve de ser cancelada por conta da Covid-19.

Fonte: G1

Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês
Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
WAGNER NOVO
INFE NOVO
Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês

Mais acessadas

Nenhum dado até agora.

Mais notícias

Coronel Bicaco atualiza seu Boletim Epidemiológico
Confira o Boletim Epidemiológico sobre Covid-19 de Coronel Bicaco, divulgado...
Caso de estelionato é registrado em Santa Bárbara do Sul
Mais uma ocorrência de estelionato foi registrada na Delegacia de...
Acidente envolvendo veículo de Campo Novo no trevão em Palmeira das Missões
Na manhã desta sexta-feira (18) um veículo Focus Sedan, placas...
Cotações dos produtos agrícolas (18/09/2020)
Confira os preços dos produtos agrícolas na ABC Agrícola de...
ATUALIZADA: Acidente com vítima fatal no BR 472 entre Tenente Portela e Três Passos
Na manhã desta sexta-feira (18) ocorreu um acidente na BR...