No sábado, 13, no interior do município de Tiradentes do Sul, as equipes do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), realizavam a “Operação Protetor de Divisas e Fronteiras”, quando flagraram pescado ilegal.
Após receber uma denúncia anônima, os policiais militares identificaram a propriedade e abordaram dois homens, ambos declararam ser pescadores profissionais, porém informaram que não realizaram a “Declaração de Estoque”, no início do período do defeso da Piracema- conforme exigido pela legislação.
Logo, a guarnição solicitou a conferência do estoque, constatando nos congeladores 09 peixes da espécie Surubim, 15 peixes da espécie **Dourado – peixe ameaçado de extinção, tendo sua pesca proibida em qualquer época do ano. Ainda foram encontrados 234,3 quilos de pescado, das espécies Piava e Grumatã e 127,6 quilos de filé de peixe da espécie Cascudo.
O pescado, após ser inspecionado por responsável técnico veterinário, teve o parecer de impróprio para o consumo, pelas condições precárias de armazenamento, sendo realizada sua destruição/inutilização.
No local, também foi apreendido um galão de agrotóxico, da marca Paraquat, de origem Argentina, havendo indícios de contrabando do referido produto.
Diante dos crimes ambientais, foi realizado o Boletim de Ocorrência Policial e o Auto de Constatação do Dano Ambiental que, também, será encaminhado à Polícia Federal.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Comunicação Social do 3º BABM