Em meio à pandemia, o Rio Grande do Sul teve os primeiros vacinados contra a Covid-19. Cinco pessoas receberam a vacina, ao mesmo tempo, na noite desta segunda-feira (18), em cerimônia realizada no Hospital de Clinicas de Porto Alegre.
Os cinco escolhidos para tomarem a vacina pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações. Veja abaixo quem são eles.
“Hoje o momento é de agradecimento, é de esperança, é de entender que esse é um novo passo, um novo momento nessa pandemia, um momento em que as equipes estão muito cansadas, muito exaustas, e vem uma injeção emblematicamente de esperança”, afirmou o governador do RS, Eduardo Leite, na cerimônia.
A imunização simbólica aconteceu mais tarde do que o previsto por causa de uma série de atrasos na decolagem do avião que traria as doses da CoronaVac. [Saiba mais abaixo].
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, não escondeu a emoção.
“É um dia que vai ficar marcado profundamente no nosso coração. Eu não pensei que iria viver esse dia, governador”, relata.
Primeiros 5 vacinados do RS
Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care;
Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro;
Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre;
Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição;
Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
A partir desta terça (19), os 497 municípios recebem as doses correspondentes e iniciam a vacinação.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu telefone celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
Fonte: G1/RS