Como está o Parque Estadual do Turvo que o governo pretende repassar à gestão privada

Foto: Divulgação

Com a aprovação em primeiro turno na Assembleia Legislativa na terça-feira (6), avança o projeto que permite a concessão de unidades de conservação estaduais à iniciativa privada. Para se tornar realidade, o projeto precisa passar pela votação em segundo turno. O aval da Assembleia irá permitir que o governo do Estado coloque em prática o plano de oferecer a gestão dos parques para parceiros privados e atrair novos negócios.

Parque Estadual do Turvo

A área de 17 mil hectares no município de Derrubadas, no Noroeste, é considerada por ambientalistas como uma das mais importantes do Estado para conservação da fauna ameaçada de extinção. Além de contar com uma vasta área de preservação de vegetação, o parque é o último refúgio para animais como a onça-pintada (Panthera onca) no Rio Grande do Sul. Outros animais do parque também estão ameaçados de extinção, como o puma (Puma concolor), a jacutinga (Aburria jacutinga), o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) e o uiraçu (Morphnus guianensis).

De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, o parque conta com diversos tipos de vegetação endêmicas, ou seja, que se formaram sob as condições daquele local e são encontradas apenas ali.

No espaço, é possível encontrar árvores com até 30 metros de altura, como cedro (Cedrela fissilis), grápia (Apuleia leiocarpa), canjerana (Cabralea canjerana) e louro (Cordia trichotoma). Também existem diversas espécies de peixes, répteis, anfíbios, borboletas, insetos e fungos.

O salto do Yucumã é um atrativo a parte, com 1,8 mil metros de extensão e quedas d’água com até 12 metros de altura seguindo o curso do Rio Uruguai na divisa entre o Brasil e a Argentina. O salto foi formado devido a uma falha geológica que varia de 90 a 120 metros de profundidade.

A unidade passou a categoria de parque estadual em 1954, antes era considerada reserva florestal estadual, fundada em 1947.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: GZH

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider