Na noite desta quarta-feira (14/11) alunos do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal Farroupilha Campus de Santo Augusto realizaram um protesto contra a votação realizada na Câmara de Vereadores.
Os alunos em passeata e também em veículos percorreram as ruas de Santo Augusto deste o Campus do IFFar até o prédio da Prefeitura onde entoaram o Hino Riograndense e do Brasil e deixaram cartazes de protestando contra a decisão.
Após se deslocaram até a casa do Prefeito Naldo Wiegert onde foram recebidos e segundo o mandatário Santoaugustense assegurou que o curso não sai de Santo Augusto.
Na segunda-feira (18) os alunos pretende lotar as dependências da Câmara de Vereadores de Santo Augusto quando da realização da sessão ordinária.
Relembre o Caso:
pós anos de trabalho e muita expectativa, no primeiro semestre de 2018 o Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto iniciou a oferta do tão sonhado curso de Bacharelado em Agronomia. Porém, por divergências políticas, em menos de um ano, o município corre risco de perder o curso superior.
Devido à ampla divulgação, todos são sabedores que a oferta somente seria viável se a instituição conseguisse uma área agrícola – em torno de 25 hectares, para as aulas praticas.Sem recursos próprios, a direção da instituição buscou apoio dos poderes Legislativo e Executivo do município (isso nas gestões 2013/2016), tendo, inclusive, sido assinado um termo de cooperação e comprometimento dos poderes, onde todos trabalhariam em prol da área para o IFFar.
Em um cenário de crise, com escassez de recursos, a atual administração, consciente do termo assinado e da importância do curso, encaminhou no dia 03 de setembro o Projeto de Lei N° 47/2018 visando leiloar bens ociosos do município para viabilizar recursos. Porém, nessa segunda-feira, 12, na sessão da Câmara de Vereadores, o projeto sofreu uma mudança de última hora, com uma emenda apresentada por cinco vereadores de oposição – ClaudiomarNicoli, Douglas Bertolo, Horácio Ferando Dornelles, Ultramar Luís de Souza e Valdez Krampe.
A emenda sugeriu a retirada de quatro itens que seriam leiloados, entre eles, o de maior valor, avaliado em quase R$ 1 milhão. O projeto foi aprovado com a emenda por cinco votos a favor e quatro contra. Votaram contra a emenda os vereadores Dione Dagmar Sperotto, Josias de Oliveira, Irani Oliveira da Rosa, Joel Antunes da Rosa.
Postada originalmente em: 2018-11-15 11:40:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Observador Regional