Um forte terremoto no Oeste da Argentina foi sentido em muitas áreas do Centro argentino e do Chile há pouco. A informação preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos apontou magnitude de 6,6 do sismo e com profundidade de apenas 11 quilômetros, logo raso e com maior potencial de danos. O epicentro foi situado perto da cidade de Pocito, ao Norte de Mendoza e ao Sul de San Juan.
As redes sociais dão conta que o abalo sísmico foi sentido até na cidade de Buenos Aires, além das cidades de Mendoza, Córdoba e mesmo Rosário. Como o terremoto recém ocorreu, não há informação ainda de danos.
👉 #LaNocheDeLa10 | 🗣🎙🔴⚠️ #EXCLUSIVO Así quedó un supermercado en Media Agua, departamento de Sarmiento en la provincia de San Juan, luego del sismo registrado en las últimas horas. 📽️ Vía: @drgimenezauger | @Radio10 #AM710 #SiempreLaRadio 📻🇦🇷 | 🎧▶️https://t.co/R0B1fCLV4F pic.twitter.com/wCy8w7DDVJ
— Radio 10 (En 🏡) (@Radio10) January 19, 2021
#SismoArgentina pic.twitter.com/SyUV4ex1LS
— Isa Aranjuez (@IsaAranjuez) January 19, 2021
#ULTIMAHORA
🔴 Sismo de 6.8
y más de 15 réplicas en San Juan. #SismoArgentina pic.twitter.com/wQl58iLjMI— Isa Aranjuez (@IsaAranjuez) January 19, 2021
Así se sintió el #temblor en Córdoba!
pic.twitter.com/1Apx8HMCfa— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) January 19, 2021
🔴Pasan los minutos y al recorrer la zona del epicentro del #sismo van llegando nuevas imágenes: impresionante grieta en Ruta 40, Pedernal. #SanJuan #Terremoto pic.twitter.com/KezokL4v6I
— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) January 19, 2021
O epicentro foi situado perto da cidade de Pocito, na província de San Juan, ao Norte da cidade de Mendoza e ao Sul da cidade de San Juan. As primeiras imagens mostram danos na área próxima do epicentro.
O sismo que ocorreu às 23h46 da segunda-feira (hora de Brasília) foi sentido com força no Centro da Argentina. No Chile, abalo foi sentido em Santiago. Na Argentina, em La Plata, Buenos Aires, Córdoba, San Juan, Rosario e Mendoza. No Rio Grande do Sul, em Santa Maria.
Terremoto de 6.8 na argentina província de San Juan, perto da fronteira com o Chile. O sismo foi sentido com força nas cidades de Mendoza e Córdoba. Em Buenos Aires os lustres em apartamentos oscilaram com a sacudida telúrica. Em casa foi assim no final: pic.twitter.com/TZ1QRhNR0W
— Ariel Palacios (@arielpalacios) January 19, 2021
Tava quase dormindo, me senti um pouco mareada. Olhei pro lado e a cortina do quarto estava num vaivém. Reflexos do terremoto argentino aqui em SP.
— Rita Lobo (@RitaLobo) January 19, 2021
O correspondente da Globonews em Buenos Aires Ariel Palácios recorda que a cidade de San Juan, próxima ao epicentro desta noite, foi destruída por um terremoto em 1944. Nos anos seguintes, explicou, foi reconstruída com tecnologia anti-sísmica. Em 1977, a cidade sanjuanina de Caucete foi arrasada por um terremoto de 7,4 de magnitude.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu telefone celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
Fonte: MetSul Metereologia