Conheça a história que liga a construção do Cristo de Encantado com o Hotel Iraí

ma semana foi suficiente para que o município de Encantado e seus cerca de 20 mil habitantes se tornassem assunto na imprensa mundial, despertada pela polêmica envolvendo a construção do Cristo Protetor, monumento religioso em homenagem à Jesus Cristo e que, quando finalizado, será maior que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.

Desde a publicação de comentários do prefeito carioca, Eduardo Paes, que fez uma brincadeira nas redes sociais ao comparar os monumentos, o tema virou foco dos noticiários, fazendo Encantado ser o centro de atenção no país e no mundo em portais sobre turismo.

No meio de todo esse “barulho”, surgiu o nome daquele que é considerado o principal responsável pela obra em Encantado. Mais do que isso, Adroaldo Conzatti é o elo que conecta o pretensioso monumento com o município de Iraí, cidade que ele visitou inúmeras vezes até sua morte, ocorrida em março deste ano, aos 81 anos.

Adroaldo Conzatti

Fé no turismo

Natural de Roca Sales, Conzatti construiu sua carreira política em Encantado, mas costumava visitar Iraí nos momentos de folga e cultivava carinho pela cidade. Em 1997, ao ver a situação do Hotel Iraí, imponente construção central do município e abandonada por mais de uma década, ele decidiu investir no local e comprou o espaço. Deu início a amplas reformas, revitalizou a obra, datada dos anos 1920, e reinaugurou o hotel no fim de 1999.

A crença que Iraí poderia se reerguer por meio do turismo foi um dos motivos que levaram Conzatti a investir no hotel, como explica o filho de Adroaldo, Gilson Conzatti, atualmente vereador em Iraí.

– Quando inauguramos o Hotel Iraí, existiam vários projetos paralelos, como o centro de convenções. A ideia era fazer com que a cidade entendesse o momento do turismo. Infelizmente não conseguimos avançar em muitas coisas. Hoje, o município continua tendo a melhor água mineral do Brasil, é acolhedor, tem espaços de lazer e de natureza, é a cidade saúde, mas a questão do turismo segue um pouco acanhada – comenta o Gilson, que estabeleceu raízes na região depois da reforma do hotel.

Adroaldo Conzatti

Os impactos do Cristo

Anos depois dos investimentos em Iraí, Adroaldo liderou, em Encantado, o processo para construção do Cristo. No seu quarto mandato como prefeito, iniciado neste ano, fundou uma associação para arrecadar fundos, conseguiu a doação do terreno, conversou com os engenheiros e mobilizou a comunidade local para abraçar a ideia do monumento, que terá 43 metros de altura e contará com elevador que levará os turistas ao mirante.

De acordo com Gilson, embora seu pai não tenha tido a oportunidade de ver a obra pronta, os impactos estimados com a construção do Cristo para a comunidade são reconfortantes.

– Em primeiro lugar, haverá um pacto religioso. A cidade inteira está entusiasmada com a imagem de devoção, esperança e fé. Economicamente, para se ter uma ideia, estima-se que entre 10 a 20 mil pessoas por mês irão circular na região. Agora, o atual prefeito está trabalhando para preparar a cidade para isso, para ter infraestrutura – destaca.

O destaque que o tema recebeu no mundo também concedeu poder de negociação para o poder público local, que se reuniu com o governador Eduardo Leite, na quarta-feira, 14. No encontro, a prefeitura solicitou o asfaltamento da via que dá acesso ao local onde estará o Cristo. O trecho, segundo Gilson, tem cerca de 2,5 quilômetros.

A previsão é que o monumento seja inaugurado ainda em 2021. A obra, iniciada em julho de 2019, custará cerca de R$ 2 milhões, valores sem origem dos cofres públicos. A Associação dos Amigos de Cristo, fundada por Adroaldo, está arrecadando valores para finalizar a estátua.

Segundo a organização, o Cristo Protetor de Encantado será não apenas o maior do Brasil, mas o terceiro maior do mundo, atrás das construções de uma estátua no México (75 metros) e na Polônia (52 metros).

Fonte: O Alto Uruguai

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Redentora em 08/05/2021
Confira o informativo da Administração Municipal de Redentora neste...
Polícia Civil de Condor investiga moradores que violam medidas de isolamento
A Polícia Civil de Condor está elaborando procedimentos policiais...
Brigada Militar prende dois homens por tráfico de entorpecentes em Ijuí
Na tarde de ontem (08/05/2021), após trabalho da equipe...
Miraguaí: Trabalhos de recuperação de estradas estão tendo continuidade
A Administração Municipal de Miraguaí preocupada com a trafegabilidade...
Corpo é encontrado carbonizado dentro de veículo em Erechim
Um corpo carbonizado foi encontrado no interior de um...