Os controladores eletrônicos de velocidade nas rodovias federais do Rio Grande do Sul começarão a ser reinstalados a partir de setembro. As informações foram confirmadas à Rádio Alto Uruguai pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Conforme o órgão, os contratos foram encerrados no estado no mês de maio.
A nova contratação realizada pela autarquia, com a mesma finalidade, teve início da vigência no dia 10 de abril deste ano. Entretanto, segundo o DNIT, “existem etapas que precedem a efetiva operação do controlador eletrônico de velocidade, como a elaboração dos estudos de viabilidade e técnico, bem como a sua aferição pelo Inmetro”.
Considerando o cronograma previsto em edital, “todos os pontos de controle eletrônico de velocidade previstos deverão estar em funcionamento entre setembro de 2024 e setembro de 2025, escalonados ao longo do tempo”. O departamento ressalta que o estado de calamidade do estado poderá afetar os prazos contratuais previstos em algumas localidades afetadas.
Ao todo, haviam 298 faixas monitoradas no contrato finalizado. O novo contrato prevê o monitoramento de 348 faixas. O contrato está em fase de estudo das localidades e quais serão descontinuadas (se houver) e quais novas serão adicionadas. Parte dos controladores de velocidade distribuídos ao longo da BR-285 devem voltar a operar já a partir do mês que vem.
Na BR-285 eram 41 pontos com controladores de velocidade, dispostos entre as cidades de São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste, e Bom Jesus, na Serra. Dos pontos que constavam no antigo contrato, ao menos 40 serão mantidos, com adição de mais quatro novos.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Rádio Alto Uruguai