No último dia 28 de julho o Corede Celeiro realizou assembleia com objetivo de definir os critérios de divisão dos recursos da Consulta Popular que aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de julho todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
A assembleia contou com a presença dos presidentes de Conselhos de Desenvolvimento (Comudes), prefeitos, vereadores, secretários, além de representantes de entidades e da sociedade civil dos municípios que compõem o Corede Celeiro. O Governo do Estado também esteve representado pelos coordenadores da consulta popular Teonas Baumhardt e Daion Fenner.
Este ano o Corede Celeiro foi contemplado com R$ 1.291.708,81 (um milhão, duzentos e noventa e um mil, setecentos e oito reais e oitenta e um centavo) a serem distribuídos entre os municípios aptos e entre os três programas com maior votação popular.
As três demandas mais votadas na região Celeiro foram as seguintes:
– Em primeiro lugar, com 6.090 votos foi eleita a demanda nº 3 – SAúDE – Qualificação e financiamento da rede de atenção – Consolidando a regionalização da saúde.
– Em segundo lugar, com 3.541 votos, a demanda nº 2 – AGRICULTURA – Correção, recuperação e manutenção do solo.
– E em terceiro lugar, com 3.061 votos a demanda nº 1 – AGRICULTURA – Apoioà cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte.
O quadro abaixo mostra o rateio dos valores de acordo com a demanda e o município.
|
O Corede Celeiro salienta que muitos municípios que não constam na tabela acima tiveram a maioria dos votos na saúde, sendo que para esta área somente hospitais de referência regional estavam aptos a receber recursos, e por este motivo municípios menores acabaram beneficiando os maiores.
Postada originalmente em: 2016-08-09 03:00:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Amuceleiro