CORONEL BICACO: ADMINISTRAÇÃO REALIZA ATO DE DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS A HOSPITAIS E RENOVA GESTÃO DE COMISSÃO HOSPITALAR

.

Em Cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 28 de junho, junto a UBS Centro de Coronel Bicaco, foi efetuada a entrega de um conjunto de equipamentos aos Hospitais Santo Antônio de Pádua de Coronel Bicaco e Santo Antônio de Tenente Portela.

O evento contou a presença da Presidente da entidade de saúde Portelense, Mirna Braucks, Presidente da Câmara de Vereadores, Itamar Sartori, Secretária de Saúde, Potira Guimarães, Presidente do Conselho de Saúde, Erica Anair e o Presidente da Comissão de Intervenção no Hospital Santo Antônio, Delmar de Albuquerque, além de demais vereadores, lideranças comunitárias, servidores da saúde, entre outros.

Em sua manifestação o Prefeito Jurandir da Silva, relatou o trabalho do Governo Municipal em prol da Saúde do Município, e da ação visando preservar a Associação Hospitalar local, de uma possibilidade real de fechar suas portas. Constituir uma Comissão de Intervenção, composta de várias pessoas da comunidade, não foi um ato autoritário como o nome sugere, mas sim uma possibilidade de unir a comunidade na busca da recuperação dessa importante entidade de saúde.

Transcorrido o prazo inicial de 120 dias de intervenção, o evento serviu para que fosse renovado o Decreto Municipal, mantendo a Comissão ativa até 12 de marÇÃO de 2019, para que se avance nas significativas melhorias que estão em curso, e que deverão resgatar o certificado de entidade filantrópica e o alvará da Secretaria Estadual de Saúde.

O Prefeito Juradir, em nome da comunidade agradeceu a cada membro da Comissão, e manteve o compromisso de auxiliar o Hospital Santo Antônio, inclusive entregando neste ato, um cheque de mais de 69 mil reais, destinado ao pagamento dos servidores daquele ente.

Integram a Comissão de Intervenção as seguintes pessoas: Delmar de Albuquerque, João Luiz Breitenbach, João Henrique da Rosa, Alencar Roberto Batista Scopel, Rejane Maria Breitenbach, Clóvis Cristóvam Guimarães, Elisandro Delfino Briato, Eloi Luiz Follmann, Luciane Prado Hammel, Rosane Ermina Lorenset.

Foi entregue também ao Hospital Santo Antônio de Pádua, através de Termo de Cedência 6 aparelhos de ar condicionado de 9.000 BTUs, visando melhorar a qualidade dos atendimentos e o conforto dos pacientes. Também foi entregue no ato, um aparelho respirador eletrônico, no valor de R$ 25.000,00.

Já para o Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, foi entregue através de Termo de Cedência, 5 aparelhos de ar condicionado 9.000 BTUs e um bisturi elétrico. O Prefeito Jurandir fez questão de justificar para a comunidade, os motivos de tal cedência, destacando a importante parceria que se estabeleceu com a entidade de saúde de Tenente Portela, onde se concentrou cerca de 80% dos atendimentos fora do Município, e tais cedências, viriam tambem em benefício da população Bicaquense que lá é atendida. Relatou então os números de atendimentos, desde o ano passado até maio de 2018, que foram os seguintes:
2017: 448 viagens e 5005 pessoas transportadas;
2018: 192 viagens e 1781 pessoas transportadas
2017: Plantão 147 atendimentos
2018: Plantão 92 atendimentos
2017: Parto Cesárea 32 atendimentos
2018: Parto Cesárea 21 atendimentos
2017: Cirurgias 143 atendimentos
2018: Cirurgias 82 atendimentos
2017: InternaÇÕes 209 atendimentos
2018: InternaÇÕes 121 atendimentos
2017: Exames 2073 atendimentos
2018: Exames 2771 atendimentos
2017: Consultas Ambulatoriais 1852 atendimentos
2018: Consultas Ambulatoriais 824 atendimentos

Em sua manifestação, Mirna Braucks agradeceu a cedência dos equipamentos e o reconhecimento pelo trabalho prestado, citando as dificuldades que os hospitais enfrentam, e que em Tenente Portela não era diferente. Reconheceu que as aÇÕes que vem acontecendo em Coronel Bicaco em muito lembram o caminho percorrido pelo coirmão Portelense, que a custa de muito trabalho e união, atingiu índices de destaque no RS e no Brasil, na qualidade e na diversidade dos atendimentos. ReforÇÃOu o desejo de trabalhar nessa parceria, e oferecer os melhores serviÇÃOs a população Bicaquense.

Postada originalmente em: 2018-07-05 08:48:00

Categoria original: Região Celeiro

Fonte: Prefeitura Municipal de Coronel Bicaco

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Braga – Nolly e Helena: Uma história de 68 anos de amor e companheirismo
Há 68 anos, em 18 de abril de 1953,...
Chiapetta não deu trégua no combate a Covid-19 neste sábado (17)
A Administração Municipal de Chiapetta através da Secretaria Municipal...
Brigada Militar apreende adolescente em Santo Augusto com drogas
Na sexta-feira (16/04), às 17h00 policiais militares do 7º...
Brigada Militar flagra aglomerações em Crissiumal
Na noite de sexta-feira (16/04), policiais militares do 7º...
Brigada Militar de Ijuí prende foragido de Ibirubá
Homem de 53 anos, natural de Ibirubá, foi abordado...