Coronel Bicaco: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) realizará investigação sobre suspeita de possível variante da Covid-19 no município

(Foto: Diones Roberto Becker)

Na tarde desta quinta-feira (25) o Prefeito de Coronel Bicaco Jurandir da Silva realizou uma reunião de emergência através de videoconferência para avaliar a situação, tomar medidas e ações no combate ao Covid-19.

Além do prefeito, participaram da reunião o Dr. Aluísio Neutzling, a Secretária Municipal de Saúde, o Coordenador da Equipe Municipal de Enfermagem, representantes da Coordenadoria Regional de Saúde de Palmeira das Missões e a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Porto Alegre.

O principal assunto em pauta foi a investigação de uma possível variante (cepa) da Covid-19 que estaria circulando no município. Após longa exposição dos motivos da solicitação da investigação às autoridades estaduais ficou acertado uma parceria entre o município, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

A equipe de saúde do município fará nesta sexta-feira (26) a seleção de cinco (05) exames já coletados no município, obedecendo os critérios de pacientes com maior gravidade e que necessitaram de ventilação mecânica durante suas internações. Em seguida estes exames serão encaminhados para o LACEN/RS que enviará para a FIOCRUZ, onde será realizada a Genotipagem, um exame que avalia a estrutura genética do vírus.

Segundo o Dr. Aluísio esta investigação é necessária devido a constatação feita nos últimos dias de que, dos pacientes internados no Hospital de Coronel Bicaco, no início da pandemia de 5% das pessoas internadas, 1% necessitavam ser removidas para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e nesta nova onda de 15% das pessoas internadas, 5% necessitaram de UTI. Outra constatação foi o período de duração dos sintomas que no início era em média de 14 dias e agora subiu para 20 dias.

O resultado da investigação ainda não tem data prevista mas o Prefeito Jurandir da Silva afirma que estará cobrando diariamente, pois caso se confirme esta variante o problema poderá se tornar regional devido a proximidade dos municípios, o que facilita o deslocamento das pessoas.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Observador Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Chiapetta não deu trégua no combate a Covid-19 neste sábado (17)
A Administração Municipal de Chiapetta através da Secretaria Municipal...
Brigada Militar apreende adolescente em Santo Augusto com drogas
Na sexta-feira (16/04), às 17h00 policiais militares do 7º...
Brigada Militar flagra aglomerações em Crissiumal
Na noite de sexta-feira (16/04), policiais militares do 7º...
Brigada Militar de Ijuí prende foragido de Ibirubá
Homem de 53 anos, natural de Ibirubá, foi abordado...
Santiaguense está desaparecido em São Miguel das Missões há mais de 15 dias
Benício Pereira Mello, 35 anos, está desaparecido desde o...