Responsável pela abertura dos últimos dois desfiles cívicos em Coronel Bicaco, a Banda Marcial Municipal foi reestruturada em 2022. É composta por 34 alunos da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Rui Barbosa e está sob a regência do maestro Márcio Pereira – formado e pós-graduado em música.
A oficina de música é oferecida pelo educandário de tempo integral em seu turno inverso e busca incentivar os jovens a aprender algo novo de forma dinâmica e interessante. A reorganização da banda marcial surgiu como uma proposta pedagógica havendo o objetivo de evoluir e aperfeiçoar o processo de alfabetização, de socialização, o desenvolvimento das capacidades e das percepções, e o resgate na construção do caráter cívico.
Para a reativação da banda marcial, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) providenciou a revitalização de antigos instrumentos percussivos e adquiriu novos itens como liras e escaletas, o que elevou o formato para musical harmônico. Os ensaios acontecem uma vez por semana.
A SMEC informou que, em breve, serão incorporados instrumentos de sopro como trompetes e trombones, oportunizando o acesso de mais alunos ao projeto, ampliando as possibilidades de repertório e dificuldade técnica.
A banda marcial é mantida pela Administração Municipal, através da SMEC.