Criança morre com suspeita de meningite em Bento Gonçalves; Prefeitura orienta uso de medicamento preventivo

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB - Plano Safra (feed 1080x1080)

A Secretaria Municipal da Educação de Bento Gonçalves emitiu comunicado, encaminhado aos pais de alunos de uma escola municipal de educação infantil, orientando para a utilização de medicamento preventivo em crianças, colegas e cuidadores que tiveram contato com uma menina de dois anos que faleceu nesta terça (11) com meningite meningocócica. O caso também está sendo acompanhado pelas Secretaria da Saúde.

O Ministério da Saúde, indica o uso de antibiótico somente para as crianças que conviviam com este caso suspeito na mesma sala de aula. O objetivo é reduzir o risco de aparecimento de novos casos. O antibiótico a ser usado é RIFAMPICINA, solução oral (xarope), durante dois dias. Ainda segundo o comunicado, em alguns casos o medicamento pode causar episódios leves de diarreia e vômito; a urina, o suor e as lágrimas poderão mudar de cor e ficar alaranjados. Estes sintomas desaparecem espontaneamente ao final do tratamento.

A pasta informou ainda que as demais crianças da escola não necessitam utilizar antibiótico para prevenir a doença. Também foi salientado que não será necessário interromper as atividades da escola. Os medicamentos serão disponibilizados pela Secretaria Estadual da Saúde e entregues para os pais ou responsáveis no final da tarde desta quarta-feira (12).

A meningite é um processo inflamatório que pode ser causado por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e agentes não infecciosos (traumatismo). A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde.

 

Entenda o caso

A situação foi comunicada pelo Hospital Tacchini à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhou as providências preventivas. O hospital Tacchini informou que não se manifestará sobre o caso neste momento. Os exames coletados foram encaminhados ao Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre, para a confirmação ou não de meningite meningocócica.

A criança frequentava o berçário e teve um quadro fulminante, típico de meningococcemia. O primeiro sintoma visual de hemorragia foi registrado por volta das 18h de segunda-feira (10). A menina foi levada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao Hospital Tacchini durante a madrugada, sendo internada na UTI às 3h30. O óbito foi confirmado às 5h55 desta terça-feira (11).

 

Um caso em Veranópolis

Na última sexta-feira (7), a Secretaria da Saúde de Veranópolis, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, comunicou que foi diagnosticado e notificado um caso de meningite bacteriana no município. A criança já estava em tratamento, com acompanhamento médico e com quadro de saúde estável.

 

Nota oficial da Prefeitura de Bento Gonçalves

“As secretarias de Saúde e de Educação lamentam o ocorrido com uma criança da EMI Arco-íris da Alegria e se solidarizam com os pais, familiares e a comunidade escolar.

Após notificação do Hospital Tacchini sobre um caso suspeito de meningococcemia na referida escola, a Secretaria de Saúde (SMS) esclarece que tomou todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença.

A Secretaria da Saúde reitera que o comunicado com orientações que está circulando nas redes sociais apresenta procedimentos que devem ser tomados exclusivamente pelas crianças da mesma sala de aula, não sendo necessários para outras escolas do Município. Também não haverá a interrupção de atividades.

A SMS e a Secretaria de Educação estão em contato com os profissionais da escola, oferecendo todo suporte necessário, além de monitorar a situação para proteger a saúde da população.

A meningite é um processo inflamatório que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo).

A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde.

Formas de prevenção:
lavar as mãos com água e sabão;
manter o ambiente arejado;
higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.

Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade são: febre, dor de cabeça, náusea e vômito, rigidez de nuca, confusão mental, sonolência e sinais de irritação.

Em caso de sintomas, deve ser procurada a unidade de saúde mais próxima”

 

👉 Curta a página Portal Observador Regional no Facebook para ficar por dentro de todas as notícias: https://www.facebook.com/PortalObservadorRegional

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

FONTE: LEOUVE

Compartilhe:

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB - Plano Safra (feed 1080x1080)

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
zanella
farmsantinesnova
Roque_2021-300x266-1-seo