Delegado Dr. Fleury alerta sobre nova modalidade de golpe do PIX que acumula vítimas na Região

A Polícia Civil de Panambi emitiu nota a comunidade, através dos veículos de comunicação na tarde de ontem (06), informando sobre a pratica de uma nova modalidade de golpe praticado por estelionatários, utilizando uma nova ferramenta bancária – o PIX. De acordo com Gustavo Fleury, titular da Delegacia de Polícia de nosso município, em nosso município, a fraude ideológica já causou danos a algumas vítimas em nossa cidade, através de ameaça de cancelamento de contas. Como o novo sistema permite transferências rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário, os estelionatários conseguem sacar ou movimentar o dinheiro rapidamente, reduzindo o tempo da vítima para perceber o golpe e solicitar o cancelamento ou a restituição da operação.

Conforme o Delegado, o golpe consiste em um contato do falsário com a vítima se passando por um funcionário do banco ou empresa com a qual a vítima tem relacionamento. O criminoso oferece ajuda para que o cliente cadastre a chave PIX, ou diz que o usuário precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos instantâneos para regularizar o cadastro (geralmente, através da ida da vítima até um caixa eletrônico). Neste momento, a vítima é induzida a fazer uma transferência. Conforme Fleury, somente nas últimas semanas, 04 panambienses registraram ocorrências relacionadas ao mesmo tipo de golpe, o que gerou o alerta, visando evitar novas tentativas e ainda, danos maiores a comunidade local.

 Polícia Civil aleta para a prática criminosa e comunica que e dados pessoais do cliente jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras, e que funcionários de bancos não ligam aos clientes para fazer testes com o PIX. Ainda, que o PIX é uma ferramenta opcional de pagamentos e transações bancárias, não sendo obrigatória e não gerando qualquer impedimento ou bloqueio de contas e valores pessoais. Na dúvida, sempre procure seu banco para obter esclarecimentos, ou, em casos mais extremos, a Polícia Civil e a Brigada Militar.

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

Matéria: Anotícia do Vale – Foto Pbi News

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 14/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...