Coronel Bicaco entrou em mais um dia de luta para salvar vidas em meio a pandemia de Covid-19 e vive um drama nesta quarta-feira (10).
Nossa reportagem falou com o administrador do Hospital Santo Antônio de Pádua de Coronel Bicaco, Delmar Albuquerque, que nos trouxe a real situação da casa de saúde.
Coronel Bicaco tem 15 pacientes positivos para Covid-19 internados no Hospital Santo Antônio de Pádua no município. Destes, 14 estão necessitando de oxigênio para respirar melhor e uma paciente está intubada e necessitando de UTI, mas não há vagas no estado. Já são 48 horas de espera e angústia por um leito de UTI.
Cinco pacientes estão na UTI-Covid intubados no Hospital Santo Antônio de Tenente Portela e uma paciente está intubada na UTI-Covid do Hospital de Caridade de Três Passos. Uma paciente está internada na área de isolamento Covid do Hospital da Unimed Noroeste RS em Ijuí.
Delmar nós relatou a dificuldade de encontrar medicamentos e quando são encontrados, estão com um preço exorbitante, muito acima do que antes da pandemia. A maior dificuldade neste momento é encontrar sedativo para intubação.
Sobre o oxigênio que está sendo utilizado pelos pacientes, a administração do Hospital Santo Antônio de Pádua e a Secretaria de Saúde estão correndo diariamente atrás do produto. Delmar relata que no dia de ontem a equipe da saúde do município de Coronel Bicaco teve de ir encontrar o caminhão com tubos de oxigênio próximo a Pouso Novo. A medida foi tomada porque o Hospital estava na iminência de ficar sem oxigênio para os seus pacientes.
Coronel Bicaco tem hoje 137 casos ativos de Coronavírus.
Fonte e foto: