Dia do Chimarrão – 24 de abril (Confira Vídeo)

Padre Valdir Formentini

Cuia, bomba, água quente, cevador e erva-mate. Não há maneira melhor de comemorar o Dia do Chimarrão, do que apreciando essa bebida que se tornou um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, a ponto de merecer uma data dedicada a ela, comemorada em 24 de abril.

Instituída pela Lei Estadual do RS, n° 11.929, de 20 de junho de 2003, a data foi escolhida por sugestão do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, fundado em 1948. O imortal 35 CTG é o primeiro dos Centros de Tradições Gaúchas, e hoje, estes centros culturais estão espraiados pelo mundo inteiro.

Além da tradição, o chimarrão faz parte da herança dos índios Guaranis, sendo servido para recepcionar os visitantes de maneira acolhedora.

O Presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate – IBRAMATE, Alberto Tomelero, destaca o orgulho de estar à frente da entidade que visa a organização do setor ervateiro. “Nos sentimos orgulhosos e gratos por estar levando a diante esse hábito e lutando para que ele seja mantido, de geração em geração”.

Já são oito anos de fundação e história do Instituto, e o chimarrão e a erva-mate sempre foram evidenciados. Economicamente, o setor ervateiro, movimenta mais de R$ 1,2 bilhão de dólares por ano, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR.

O consumo da “Ilex paraguariensis” já não se restringe mais à cuia. Os diversos produtos e possibilidades de aplicações da planta vêm crescendo significativamente no Brasil e no mundo.

O IBRAMATE atua nacionalmente para fortalecer cada vez mais os laços entre pesquisadores, historiadores, viveiristas, produtores rurais, industriários, comerciantes e principalmente, os consumidores,  a fim difundir a erva-mate e a cultura do chimarrão, aos mais altos patamares.

Para fomentar os cinco polos produtores de erva-mate no Rio Grande do Sul (Alto Taquari, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Planalto/Missões e Região dos Vales) uma série de ações estão sendo possíveis, também, pelo investimento de recursos públicos advindos da SEAPDR através do FUNDOMATE.

24 de abril merece ser celebrado, brindado com um bom chimarrão.

Texto:  Eng. Agrônomo Roberto Ferron

Mensagem de Vídeo: Padre Valdir Formentini

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Pneus se desprendem de carreta e atingem casa em Santa Catarina
O fato ocorreu às 11h desta segunda-feira, 10, na...
Acidente envolvendo moto e veículo no centro de Santa Rosa
No início da tarde de segunda-feira (10/05), ocorreu um...
Novo lote de vacinas da CoronaVac: Confira quantas doses cada município da Região Celeiro vai receber
Começa a ser distribuído, nesta segunda-feira (10), mais um...
Redentora: Administração Municipal vacina pessoas com comorbidades contra a Covid-19
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde...
Confira a Pauta da 9ª Sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores de Braga
ATA Nº. 07/2021. OFÍCIOS EXPEDIDOS: Ofícios nº. 043, 044,...