A preocupação em preservar o meio ambiente deve fazer parte da vida de todos. Por isso, nunca é cedo demais para começar a desenvolver o assunto com as crianças. Criar uma consciência ecológica neles, ainda na infância, aumentando consideravelmente a chance de que sejam adultos engajados na preservação do Planeta Terra.
Além disso, a possibilidade de ampliar o ensino aprendizagem nas atividades propostas pela professora. Com base no trabalho já desenvolvido em anos anteriores, temos a convicção que grande parte das crianças compartilha o que aprendeu na escola com os pais e familiares, o que aumenta a disseminação do conhecimento acerca da necessidade de dar um destino adequado ao lixo.
Porém, trabalhar a temática vai muito além de simplesmente despertar essa consciência. O intuito é proporcionar situações que possibilitem a reflexão e façam com que esses estudantes, de fato, sejam a diferença no mundo. E ainda percebam os valores financeiros agregados nessas tarefas / atitudes.
O projeto desenvolvido tinha como objetivo geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas e outros. Conscientizar o cuidado e preservação do meio em que vivemos como um todo e em todos os aspectos. Enfatizar também a problemática do lixo, e a solução oferecida pela reciclagem, tanto na preservação do meio ambiente e quanto ao retorno financeiro. Conscientizar os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição. Destacar a importância e as formas corretas de descarte dos diversos materiais que utilizamos diariamente em nossas casas e escolas.
O mesmo apresentou objetivos específicos como: Entender qual o processo de reciclagem; refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos para com o lixo produzido; reconhecer quais ações humanas são prejudiciais ao meio ambiente; estimular a mudança de hábitos; incentivar a adoção de práticas benéficas à natureza; tratar dos conhecimentos básicos de ecologia; conscientizar sobre a importância da reciclagem; estimular a prática da reciclagem no ambiente escolar. Perceber que é a reciclagem do lixo pode se tornar uma fonte de renda; demonstrar aos alunos a importância da reciclagem como alternativa de sobrevivência.
Com o dinheiro arrecadado através da venda dos materiais trazidos pelos alunos e comercializados com a empresa de reciclagem, foi feita uma atividade de socialização envolvendo todos, decidimos em reunião com a participação dos alunos, professora regente e equipe diretiva da escola.
Este projeto foi elaborado com o intuito de mostrar aos educandos e seus familiares o quão é importante a conservação do meio ambiente e apresentando-lhes mais uma alternativa de fonte de renda, uma forma prazerosa de adquirir novos conhecimentos, proporcionando momentos de interação entre ambos e com a escola.
Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas: Visita ao local de reciclagem; Coleta e separação adequada do lixo; Comercialização dos resíduos coletados; Palestra; Pesquisa; Confecção de cartazes; Entrevista com funcionários que trabalham na reciclagem.
Fonte: Rosane de Fatima Bones Doneda