Grande número de distúrbios orgânicos que ocorre na idade adulta poderia ser evitado ou minimizado se hábitos de vida saudáveis fossem adotados desde as idades mais precoces. O nível de informação para a prevenção e a preservação de uma vida saudável ainda é algo, talvez, pouco relevante em nossa estrutura de ensino.
O progresso tecnológico observado nos últimos anos tem contribuído para um estilo de vida sedentário, alimentação inadequada, alto índice de estresse, que são hábitos extremamente nocivos à saúde. Além disso, percebe-se também, entre crianças e adolescentes, o surgimento de novas opÇÕes lúdicas, substituindo atividades tradicionais que envolvem algum esforÇÃO físico pelas novidades eletrônicas, agravando problemas degenerativos com idades cada vez mais precoces e, além disso, outras complicaÇÕes que comprometem a saúde física, mental e social.
Frente a isso, a escola, de maneira geral, pode contribuir positivamente, e a disciplina de Educação Física, em especial, assume um papel fundamental no desenvolvimento de programas que levem os educandos a perceberem a importância de se adotar um estilo de vida saudável, fazendo com que a atividade física direcionada à promoção da saúde torne-se um hábito no cotidiano das pessoas.
A Educação Física visa promover a saúde escolar e o estilo de vida ativo de forma que suas aptidões sejam para a vida toda, e não somente, enquanto estiver na escola. Uma das bases para isso é superar a ideia de que Educação Física é somente prática esportiva, pois suas características competitivas acabam por excluir alguns alunos. E, além disso, aulas voltadas somente às técnicas esportivas fragmentam a formação integral da criança. Esta, por sua vez, deve envolver todos os exercícios físicos atribuídos pela escola, desenvolvendo comportamento ativo e permanente no escolar (Brasil, 1998).
Neste contexto, é importante repensar as aulas de Educação Física, procurando adotar não apenas a prática de atividades esportivas e recreativas, mas também, adotar métodos voltados à educação da saúde mediante seleção, organização e desenvolvimento de conteúdos, de experiências, que possam proporcionar aos alunos não apenas situaÇÕes que os tornem ativos fisicamente, mas, sobretudo, que os conduzem a optarem por um estilo de vida saudável ao longo de sua vida.
Portanto, a busca incessante pela qualidade de vida e bem estar aponta a prática regular de atividade física como principal fator que possibilita a prevenção de várias doenças. Além disso, também é importante para a aquisição de habilidades psicomotoras, o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e convívio social. Por isso, o desafio está em educar. A adoção de atitudes saudáveis precisa ser motivada e estimulada na escola desde os anos iniciais.
Postada originalmente em: 2016-07-22 03:00:00
Categoria original: Coluna Semanal
Fonte: Noeli Weber Macena, Boa Vista do Buricá- [email protected]