Em reunião com prefeitos, Leite reforça intenção de comprar vacina contra a Covid-19 para o RS

Reunião entre governador do RS e prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre debate estratégias de combate à Covid-19 — Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador do RS Eduardo Leite voltou a reforçar a intenção de comprar a vacina contra a Covid-19 para a população gaúcha, durante reunião com prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), na manhã desta quarta-feira (6).

“Se não houver definição nos próximos dias, passaremos a nos movimentar por aqui para fazer a aquisição das doses que forem aprovadas pela Anvisa”, destacou.

Os chefes do executivo se mostraram preocupados com a situação e destacaram a necessidade de um plano B, para o caso do governo federal não fornecer as doses da vacina à população.

“Em relação à vacinação, informei aos prefeitos que recebi nesta manhã, do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a notícia de que uma medida provisória para a aquisição das vacinas pelo governo federal deverá ser assinada ainda nesta quarta-feira (6). Enquanto isso, seguimos organizando a aquisição de seringas e a logística necessária para iniciar o processo de vacinação no RS”, explicou.

Segundo Leite, o RS já iniciou um processo de negociação com o Instituto Butantan e encaminhou expediente manifestando interesse na aquisição de vacinas para os profissionais de saúde do estado.

“Como Estado, não fugiremos da responsabilidade, caso seja necessário, mas é preciso ressaltar que os recursos serão retirados de outros investimentos para serem realocados à aquisição da vacina, o que pode penalizar a população”.

De acordo com a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, o RS, que já tem experiência com o Programa Estadual de Imunizações (PEI), tem condições de armazenar e distribuir todos os tipos de vacinas, e já tem número suficiente de seringas agulhadas para suprir a primeira fase de vacinação.

A Secretaria da Saúde informou que está comprando seringas e outros materiais necessários para garantir a vacinação, além de organizar a logística do processo.

Fonte: G1

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Braga: Administração Municipal recebe visita do Secretário Estadual de Educação
Na noite da última sexta-feira (15) o Prefeito Luís...
Identificada mulher vítima de homicídio em Santa Rosa
Adriana Santo, 39 anos, foi morta a tiros na...
Ponte desaparece misteriosamente em Ijuí
A ponte de madeira localizada na rua 24 de...
Quatro pessoas foram presas e aparelhos de som apreendidos na Região Celeiro
7° BPM desenvolve Operação Avante objetivando fiscalizações de combate...
Três Passos: 7º BPM apreende produtos de descaminho na manhã deste sábado (16)
Na manha de sábado (16/01), na BR 468 km...