O governador do RS Eduardo Leite voltou a reforçar a intenção de comprar a vacina contra a Covid-19 para a população gaúcha, durante reunião com prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), na manhã desta quarta-feira (6).
“Se não houver definição nos próximos dias, passaremos a nos movimentar por aqui para fazer a aquisição das doses que forem aprovadas pela Anvisa”, destacou.
Os chefes do executivo se mostraram preocupados com a situação e destacaram a necessidade de um plano B, para o caso do governo federal não fornecer as doses da vacina à população.
“Em relação à vacinação, informei aos prefeitos que recebi nesta manhã, do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a notícia de que uma medida provisória para a aquisição das vacinas pelo governo federal deverá ser assinada ainda nesta quarta-feira (6). Enquanto isso, seguimos organizando a aquisição de seringas e a logística necessária para iniciar o processo de vacinação no RS”, explicou.
Segundo Leite, o RS já iniciou um processo de negociação com o Instituto Butantan e encaminhou expediente manifestando interesse na aquisição de vacinas para os profissionais de saúde do estado.
“Como Estado, não fugiremos da responsabilidade, caso seja necessário, mas é preciso ressaltar que os recursos serão retirados de outros investimentos para serem realocados à aquisição da vacina, o que pode penalizar a população”.
De acordo com a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, o RS, que já tem experiência com o Programa Estadual de Imunizações (PEI), tem condições de armazenar e distribuir todos os tipos de vacinas, e já tem número suficiente de seringas agulhadas para suprir a primeira fase de vacinação.
A Secretaria da Saúde informou que está comprando seringas e outros materiais necessários para garantir a vacinação, além de organizar a logística do processo.
Fonte: G1