Engenho Velho é a primeira cidade a atingir meta de 70% da população vacinada no Rio Grande do Sul

Após 146 dias de campanha de vacinação contra a Covid-19, o pequeno município de Engenho Velho, no Norte do Estado e o menor em número de moradores, se tornou nesta terça-feira a primeira cidade gaúcha a atingir o patamar de 70% da população imunizada com pelo menos a primeira dose. Considerando as duas aplicações, o município possui taxa de aplicação de 48,2%, também o maior patamar do Estado. Conforme o último censo do IBGE, a cidade tem 982 habitantes.

O cálculo, feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), não leva em conta dados absolutos, mas a porcentagem de doses aplicadas em cada localidade. Como efeito de comparação, as cidades de União da Serra, André da Rocha e Carlos Gomes, respectivamente a segunda, terceira e quarta menores populações do Estado, ainda não chegaram a 50% da taxa de aplicações.

O prefeito de Engenho Velho, Diego Bergamaschi (PT), credita os bons números aos povos indígenas, que ocupam 51% da área do município e que estavam nos primeiros grupos prioritários da campanha definidos pelo Ministério da Saúde. Das 1.197 doses aplicadas até esta terça-feira, 492 foram destinadas aos índios caingangues locais (253 da primeira dose e 239 da segunda).

Há poucos dias, começou a vacinação de professores, funcionários de escola e motoristas da rede municipal. A Secretaria de Educação de Engenho Velho, Claudete Garbin Giacomoni, acredita que a qualidade da educação, também passa pela proteção aos docentes e a todos os envolvidos no processo educativo. “Pedimos aos responsáveis pelos alunos e comunidade escolar que podem, que enviem seus filhos à escola. Contamos com todas as medidas de segurança e de proteção. O processo educativo é fundamental às crianças”, defende.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Correio do Povo
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider