O ProEMI – Programa Ensino Médio Inovador do MEC, tem como objetivo “Apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea . Um dos campos de abrangência desse programa foi neste ano a Iniciação Científica e Pesquisa, que tem como ação incentivar a realização de pesquisas científicas.
Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini de Braga, inseridos no programa, fizeram ao longo do semestre suas pesquisas científicas sobre os mais variados temas. Acabada a fase de investigação, foi hora de organizar o trabalho para socialização e avaliação. Os educandos, autores dos trabalhos foram orientados pelos professores das turmas. As apresentaÇÕes ocorreram nos dias 11 e 12 de dezembro para alunos e professores do Ensino Médio. Uma Comissão Avaliadora, formada por professores e alunos, analisou os trabalhos nos seguintes quesitos: Clareza e objetividade do tema; Segurança e conhecimento no tema apresentado; InformaÇÕes suficientes sobre o tema; Recursos utilizados na apresentação do trabalho.
De cada turma, foi indicado um trabalho que se destacou. A escolha recaiu sobre os seguintes temas e alunos:
Turma 211:
Tema: Suicídio
Alunos autores: Jaíne Fatima Roque Alves e Jonas Eduardo Baldo.
Turma 212:
Tema: Vikings
Aluna autora: élen Dal’Alba Pilger.
Turma 221
Tema: Padrões de Beleza Impostos Pela Sociedade
Alunas autoras: Luana Lima Alves da Silva e Sabrina Kerber.
Turma 222:
Tema: Estado Islâmico
Alunos autores: Arthur Jacob dos Santos e Rafael Chiamenti Pedroso.
Turma 231:
Tema: Profissões da atualidade
Alunas autoras: Luciana Monoele Borchardt e Patrícia Janieli Sales da Silva.
Turma 232:
Tema: Aborto
Aluno autor: Alfredo Nunes Filho.
A pesquisa, é uma via para a construção do conhecimento e informaÇÕes, pois através dela o aluno pode descobrir coisas novas. Além disso, enseja o ato de despertar para a leitura, já que a fase inicial dessa construção tem relação intima com ela que é a base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural.
Postada originalmente em: 2017-12-19 13:00:00
Categoria original: Geral
Fonte: Profª Hilda Maria Andolhe – [email protected]