Estado facilita adesão de municípios gaúchos a plataformas educacionais de ensino digital

O governador, acompanhado dos secretários Gastal, Raquel e Busato, durante anúncio transmitido pelas redes sociais - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governo do Estado disponibilizará aos municípios gaúchos, a partir desta terça-feira (13/4), a possibilidade de adesão à ata de registro de preço das plataformas educacionais Elefante Letrado, Árvore e Plataforma Gamificada de Matemática. O anúncio foi feito em transmissão pelas redes sociais.

A ação tem o intuito de qualificar o processo pedagógico e incrementar o uso de novas ferramentas digitais no aprendizado dos estudantes das redes municipais interessadas, além de reforçar o regime de colaboração entre Estado e municípios.

“Acreditamos na educação como transformadora de vidas, individualmente e do coletivo. O Estado fez a aquisição para a sua rede e, agora, oferece aos municípios que possam acessar a ata de registro de preços. Fazemos o alerta para que os prefeitos sejam o mais ágeis possíveis para que essa disponibilidade possa ser aproveitada. É importante que os prefeitos estejam atentos para, além da renovação no sentido de estrutura, renovar também o conteúdo, a fim de viabilizar o que se deseja: futuros adultos formados com capacidade de ler e interpretar, de se expressar e de fazer contas e exercer o raciocínio lógico”, ponderou o governador Eduardo Leite.

Na ocasião, foram apresentadas as três plataformas que funcionam como suporte na implementação de metodologias ativas, promoção de democratização do acesso à educação e inclusão dos estudantes no mundo digital.

“A Covid-19 mudou o mundo. Da mesma forma que está transformando nosso modo de estar, está transformando a educação. A educação mediada por tecnologias veio pra ficar. Só no ano passado, aumentou 70% o uso da internet no brasil e 600% o uso de plataformas colaborativas. Isso significa uma aceleração de sete anos no uso das tecnologias, portanto, se essa educação veio para ficar, é responsabilidade pública de governadores e prefeitos estarem preparados para oferecer o melhor aos nossos estudantes”, destacou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

As escolas da rede estadual de educação já utilizam as plataformas Elefante Letrado e Árvore.

Também participaram do anúncio os secretários estaduais Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), o deputado estadual Faisal Karam, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, além de deputados estaduais, federais e representantes das 27 associações de municípios do Estado.

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado foca nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico. Com um acervo literário selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência, o Elefante Letrado reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

As atividades pedagógicas constantes na plataforma estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, há possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos e da realização de suas próprias produções escritas sobre as obras lidas.

A plataforma também apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes e turmas em relação à leitura, sendo um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento dos alunos.

São 560 livros em português, de 174 autores e de 22 diferentes tipos de gêneros textuais.

Árvore

Para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a plataforma Árvore conta com um acervo literário de mais de 30 mil obras e recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula.

A Árvore Livros oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor nas intervenções com os alunos, como os relatórios de leitura, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leitura alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho.

Os alunos têm acesso a um ambiente lúdico e inovador, que estimula a leitura de forma gamificada a partir das funcionalidades da plataforma. Além disso, na Árvore Livros os alunos têm a segurança de acessarem somente os livros indicados para sua faixa etária.

Plataforma Gamificada de Matemática

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio terão acesso a uma plataforma gamificada para o ensino-aprendizagem da matemática com base em jogos. A ferramenta visa despertar maior interesse e engajamento dos estudantes em todas as etapas da Educação Básica, ao abordar o pensamento computacional, trilhas de aprendizagem e aulas interativas, além da cultura digital.

COMO ADERIR

Os pedidos devem ser direcionados para a Central de Licitações (Celic) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), informando o quantitativo que pretendem contratar e a manifestação do fornecedor com o aceite do contrato. Após a verificação dos requisitos, cabe ao órgão analisar a solicitação e deliberar.

• Apresentação feita aos municípios.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Fonte: Governo do RS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 15/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...