A sociedade brasileira vem sofrendo grandes alteraÇÕes no que se refere ao comportamento humano, às crenças e aos valores culturais. E isso desencadeou em nosso país uma profunda crise moral e ética. A ética passou a figurar como um dos grandes eixos de preocupação e de discussão entre as pessoas, de reflexões sobre o bem e o mal, a justiça e a injustiça, o que é certo e errado. Como cidadãos, não podemos perder a capacidade de nos indignarmos com as corrupÇÕes ou microcorrupÇÕes que escutamos ou vivenciamos no dia a dia e deixar que tudo isso passe como algo normal.
A conduta humana na sociedade é norteada por um conjunto de princípios e valores morais, que caracterizam a ética. A falta ou a quebra desses princípios ameaçam todos os setores e aspectos da vida e da cultura de um país. E uma das principais ameaças do Brasil é a corrupção, fenômeno pela qual um agente é levado a agir de forma diferente dos padrões estabelecidos, que é hoje um grande obstáculo para o desenvolvimento da nossa nação.
Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, honestidade, sinceridade, justiça, não violência. é aprender a usar o diálogo nas mais diversas situaÇÕes e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
Segundo o filósofo espanhol, Vázquez, “ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano. (…) Logo, a ética deve visar o bem comum, no seu mais amplo sentido, deve conciliar os interesses individuais com os interesses sociais.
O cotidiano escolar é repleto de situaÇÕes que podem servir de “matéria-prima para a discussão de questões éticas. A escola tem a responsabilidade de formar cidadãos que reflitam sobre suas aÇÕes, promovendo uma autonomia na constituição de valores. Por isso, é fundamental que os professores e toda a equipe escolar estejam atentos a essas situaÇÕes e possam aproveitá-las para provocar reflexões e encontrar alternativas para solucioná-las.
é fundamental também que, nos ambientes educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública – o que demanda a consciência de realidades, conflitos e interesses individuais e sociais, o conhecimento de mecanismos de controle e defesa de direitos, a noção dos limites e das possibilidades de aÇÕes individuais e coletivas. Ninguém nasce cidadão, por isso a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída.
O importante é assegurar o princípio ético que rege as práticas de reflexão e atuação garantindo que a escola, enquanto instituição socializadora, forme cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do mundo e com soluÇÕes que busquem uma vida digna para todos. Portanto, se conseguirmos educar as nossas crianças e adolescentes, será possível no futuro, a existência de um Brasil e de um mundo mais harmonioso, fundamentado no respeito aos valores culturais, morais, civis e humanos. Cada brasileiro mudando a sua conduta, optando pela consciência ética para suas decisões e atitudes, poderá transformar esta nação, a imagem do país e esta realidade. “é necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. ( Mario Sergio Cortella)
Postada originalmente em: 2016-06-24 03:00:00
Categoria original: Coluna Semanal
Fonte: Noeli Weber Macena, Boa Vista do Buricá- [email protected]