Fique atento: golpistas prometem descontos em pagamentos via Pix

Slider

O nome do Pix está sendo usado em golpes espalhados por SMS (mensagens de texto) para atrair vítimas em busca de supostos descontos em faturas de cartão de crédito e celular.

Em um dos golpes, identificado pela empresa de segurança digital Kaspersky, a mensagem afirma que operadoras de cartão de crédito se uniram em uma campanha para oferecer desconto caso o pagamento da fatura seja feito com o novo método de pagamento eletrônico.

Para receber o suposto benefício, a vítima precisa acessar um site e informar dados como bandeira do cartão, CPF, os quatro últimos dígitos do cartão e o valor total da fatura.

Depois disso, a página informa uma chave do PIX para qual o valor com desconto deve ser enviado. O destino do dinheiro, porém, não tem relação com instituições financeiras.

Outro golpe usa o nome de operadoras de telefonia para espalhar a promessa de descontos na fatura do celular. Nesse caso, a chave do Pix usada pelos criminosos é informada na mensagem.

O analista sênior da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, afirmou que golpes por SMS ocorrem há muito tempo, mas destacou que criminosos estão usando a popularidade e a rapidez do pagamento por Pix para promover mensagens enganosas. “Nós percebemos que o interesse dos criminosos de disseminar ataques usando o Pix está aumentando bastante”, disse Assolini.

A orientação para evitar cair nesse tipo de prática é consultar canais oficiais das empresas, como site e telefone, a fim de verificar se uma determinada promoção realmente existe.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: O Sul

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider