Forças de Segurança realizam reunião preparatória para “Operação Fronteiras & Divisas Seguras” – Brasil, Argentina & Uruguai

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB - 40 anos feed (1080x1080)_page-0001

Nesta quarta-feira (06/03) foi desenvolvida mais uma etapa das Operações Simultâneas 2024 na sede do 4° BPAF. Foram todos recebidos pelo seu comandante, o Ten Cel Valtair Dorneles. Na oportunidade foram debatidos os objetivos e feitos os ajustes iniciais da Operação, cuja força reside na firme ação conjunta desencadeada simultaneamente entre as nações e o estados limítrofes. Essas ações serão focadas na prevenção e na repressão dos crimes transnacionais na faixa de fronteira e nas divisas estaduais. Desses ajustes resultarão as ações concretas com emprego de grandes efetivos e intercâmbio de inteligência policial.

Abriu a reunião o prefeito de Santa Rosa, Senhor Ânderson Mantei, que transmitiu as boas vindas da comunidade aos presentes. O comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Átila M. Pezzetta, destacou a importância da união dos esforços e os elevados prejuízos econômicos de correntes do ingresso de produtos ilegais (R$ 400 bi/ano – 4% do PIB). Palestrou o subcomandante-geral da Brigada Militar e coordenador estadual da Operação, Cel Douglas da Rosa Soares. Representando o comandante-geral da BM, Cel Cláudio dos Santos Feoli, ressaltou a necessidade da união de todas as forças para a melhorar a segurança das comunidades, com o necessário enfrentamento aos crimes de fronteira, as organizações criminosas e seus agentes.

Integram os esforços comandantes regionais de fronteira (Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Extremo Oeste, Missões, Alto Jacuí, Sul e outros comandos e batalhões). Também participam unidades de combate do Exército Brasileiro (1ª Bda Cav Mec e da 15ª Bda Inf Mec), da Polícia Civil do RS, da Polícia Federal, da Receita Federal e da PRF. Comandos regionais e unidades das polícias militares dos Estados de SC e PR (também com previsão do ingresso da Polícia Miliar do Estado do MS), bem como das polícias das Províncias de Missiones e Corrientes, da Gendarmeria Nacional e da Prefeitura Naval da República Argentina e unidades da Polícia Nacional da República do Uruguai integram as forças. A BM contará com 14 comandos regionais e 34 batalhões engajados nas ações. Espera-se agregar mais de 30 unidades regionais e quiçá mais de 70 unidades/chefaturas, bem como muitas delegacias de polícia.

Fizeram-se presentes o Com-Gen Sandro A. Martínez (chefe de polícia da Polícia de Missiones), o Com-Gen Cláudio Ludtke (chefe da Unidade Reg. II), o Com-Gen Dr. Javier Toledo (Dir-Geral para Drogas e Crime Organizado/Corrientes). O Del. de Polícia Federal/Reg. S. Ângelo, Dr. Mário Luis O. Santos, os delegados Dr. Ubirajara Diehl, Del. Reg. 10ª DPPI/S. Rosa, Dr. Jader Ribeiro Duarte, Del. Reg. 27ª DPPI e Dr. Heleno dos Santos, titular da DRACO/S. L. Gonzaga. Da Gendarmeria Nacional Argentina o Cte Mayor Daniel E. Vallejos (scmt Região IV) e o Cte Mayor César Fuglistaler (Op. Reg. IV). Da PMSC o Cel Ricardo A. Sabatini Silva, cmt 9º CRPM/Fron e comandantes regionais de fronteira da Brigada Militar (a citar os coronéis Jacques F. Peiter, P. Antônio Oliveira, Alexander Duarte e André Stein). Cel Rogério P. Martins pelo CRBM e o Ten Cel Rogério Araújo, da DISP/SSP. Pelo Exército Brasileiro compareceram o Ten Cel Pedro André P. Uchoa, cmt 19º RCMEC e o Ten Cel André G. Albuquerque da Cunha, Cmt 14° RCMEC. Representando o Gen de Brigada Ádamo L. Colombo da Silveira o Ten Cel Bruno K. Classen, do Estado-Maior da 1ª Bda Cav Mec. O chefe da 10° Del. PRF, Insp. Vilmar Keske e o Insp. Peringer; e Maj Vanessa Peripolli pelo Comando Ambiental da BM. Não menos importante, igualmente prestigiaram o evento os senhores Clóvis Eduardo Matheis, presidente do CONSEPRO e o empresário (e diretor da empresa do agronegócio Camera Agroalimentos) Vanoli Kist, ambos sempre apoiando fortemente as atividades da segurança pública. Outras autoridades civis e militares, policiais e apoiadores ora não mencionados igualmente deram seu apoio e merecem nosso reconhecimento. A reunião foi transmitida em tempo real para mais de 50 outras autoridades.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

 

Fonte: Brigada Militar – Fronteira Noroeste

 

Compartilhe:

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB - 40 anos feed (1080x1080)_page-0001

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
zanella
farmsantinesnova
Roque_2021-300x266-1-seo