Frederico Westphalen: Ministério Público cria canal de denúncias de notícias falsas

Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
WAGNER NOVO
INFE NOVO

As fake news, que sempre foram conhecidas como boato, são notícias falsas compartilhadas com a intenção de enganar ou deturpar uma informação sobre alguém ou alguma situação.

Sabidamente essas “notícias” falsas compartilhadas, principalmente nas redes sociais, causam desiquilíbrio no processo democrático em que se pautam as eleições. Para coibir isso, o Ministério Público (MP) de Frederico Westphalen propôs aos veículos de comunicação da região, incluindo o Grupo Chiru, a formação de uma força-tarefa para combater a propagação destas informações inverídicas.

O promotor eleitoral, João Pedro Togni, explica que as denúncias de notícias falsas, ou em caso de dúvida da veracidade do conteúdo publicado, a comunidade deverá encaminhar o material para o MP, via endereço de e-mail (fakenewsfw@mprs.mp.br). “Nós vamos encaminhar essa informação para os jornalistas indicados por cada um dos veículos parceiros e eles, num sistema de revezamento farão a apuração e a divulgação da informação verdadeira pelos meios de comunicação tradicionais no caso, rádio, impresso e posteriormente nas redes sociais dos mesmos”, disse.

Foram convidados para compor a força-tarefa o Grupo Chiru, o jornal Folha do Noroeste e o jornal O Alto Uruguai. Os demais veículos de comunicação também podem participar da ação.

Togni salienta, no entanto, que mesmo contanto, nesta eleição, com essa ferramenta, é importante que a comunidade verifique nos meios tradicionais da imprensa e em fontes confiáveis, qualquer informação, antes mesmo de reproduzi-las ou compartilha-las.

– Além de crime, se verificado que ouve desproporção ou que um candidato se elegeu somente   com o uso de notícias falsas ou desproporção em decorrência de noticia falsa é possível que se busque a cassação do seu mandato – exemplificou o promotor.

Podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem divulga/produz, como quem compartilha a notícia falsa sem checar a fonte.

Jornalismo Grupo Chiru

Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês
Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
WAGNER NOVO
INFE NOVO
Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês

Mais acessadas

Mais notícias

Inhacorá: Candidaturas a Prefeito, Vice e vereadores foram deferidas pelo TRE-RS
Nesta sexta-feira (23) o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do...
TRF4 nega habeas corpus coletivo que pedia prisão domiciliar para idosos e indígenas presos preventivamente no RS
Por unanimidade, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da...
IR Produtor Rural: seis municípios da região estão entre os que mais tem irregularidades no RS
A operação DeclaraGrãos deflagrada pela Receita Federal identificou milhares de...
Posto Médico Legal de Frederico Westphalen será reaberto
Após quase um ano, o Posto Médico Legal de Frederico...
Acidente sobre a balsa no rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita
Um acidente de trânsito envolvendo dois caminhões foi registrado nesta...