O Rio Grande do Sul enfrenta, nesta segunda-feira (23), uma piora significativa na qualidade do ar, que passará a ser considerada insalubre para grupos sensíveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias. A fumaça proveniente das queimadas que atingem o Brasil e países vizinhos deve chegar com mais intensidade ao Estado conforme medição do site suíço IQAir.
Nesta segunda-feira, o RS deve ter ar insalubre para grupos sensíveis. Nesse cenário, além de manter as recomendações para os mais vulneráveis, a orientação se estende à população em geral, que deve evitar exercícios físicos ao ar livre e, sempre que possível, utilizar purificadores de ar em ambientes fechados.
Na terça-feira (24), a expectativa é de uma leve redução na quantidade de partículas de PM2,5 em Porto Alegre, com o índice previsto de 113, mas ainda considerado insalubre para grupos sensíveis. Já entre quarta-feira (25) e sábado (28), a fumaça deve perder força, e os índices de poluição tendem a regredir para patamares moderados em grande parte do Estado. Na capital, os valores previstos para esses dias oscilam entre 55 e 87.
Essa condição é resultado da circulação de fumaça provocada pelas queimadas que afetam o sul do Brasil e outras regiões da América do Sul. A previsão é de que, com o passar da semana, a qualidade do ar melhore gradativamente.
Fonte: Metsul Meteorologia