O golpe da falsa venda de eletrodomésticos fez várias vítimas em Crissiumal desde a última terça-feira.
Esse golpe normalmente acontece nas redes sociais Instagram e Facebook. Tudo começa com a invasão de uma conta que esteja em alguma dessas redes sociais. Ao conseguir invadir o perfil, o golpista posta imagens nos stories de vários móveis, eletrônicos e eletrodomésticos com preços atrativos.
Conversando pelo Direct com o golpista, a pessoa acha que está falando com o dono da conta. O golpista convence a pessoa a fazer uma transferência via Pix para garantir o produto, e diz que ‘tem vários interessados’. A pessoa faz a transferência para a conta de um laranja, mas o produto não vai ser entregue, e então, que a vítima percebe que caiu em um golpe. Depois, mesmo fazendo boletim de ocorrência, fica muito difícil da polícia rastrear onde foi parar o dinheiro transferido via Pix.
Nessa semana a conta clonada em Crissiumal é de Maria Goreti Herz Haefliger, que percebeu o golpe depois do contato do gerente de sua conta bancária. Os meliantes sacaram valor considerável de sua conta bancária. Ela fez o registro junto a Delegacia de Polícia de Crissiumal e também procurou o Guia Crissiumal para divulgar a situação.
Orientações para não cair no golpe
– Ligar para a pessoa e confirmar se ela está vendendo os eletrônicos
– Sempre desconfiar de ofertas com preço muito abaixo do valor de mercado
– Pedir fotos do produto além daquelas postas no Stories
– Perguntar sobre a nota fiscal do produto, que garante a procedência
– Sempre ter cuidado antes de transferir dinheiro para a conta em nome de um desconhecido
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Guia Crissiumal