Grande número de bicicletas motorizadas sem regularização na região causa preocupação nas autoridades

Imagem Ilustrativa

É notável nos últimos tempos o aumento da circulação de bicicletas motorizadas pelos municípios da região. Estes veículos são considerados ciclomotores e se submetem às regras de trânsito como quaisquer outros meios de locomoção terrestre.

Infelizmente, tem sido muito comum flagrar jovens utilizando-se dos ciclomotores de forma imprudente tanto em vias urbanas quanto em rodovias entre os municípios.

Uma das regras que muitos desconhecem quanto aos ciclomotores é que a exigência da Autorização para Conduzir Ciclomotor, uma espécie de habilitação específica para a categoria.

Saiba mais:

Mas, afinal, o que são os ciclomotores?
Pela legislação brasileira um ciclomotor é um veículo de duas rodas que tem motor quatro tempos, de até 50 cm³. A velocidade máxima é limitada a 50 km/h. Em função da capacidade cúbica do motor, muitos chamam os ciclomotores de “cinquentinhas”.
E, desde 2016, os ciclomotores precisam ter o registro nacional de veículos automotores (Renavam), para que sejam emplacados. Ou seja, para rodar dentro da lei, os ciclomotores precisam da mesma documentação de uma moto de maior capacidade cúbica. Pagam IPVA, seguro obrigatório e licenciamento anual.

Quem pode pilotar um ciclomotor?
Outra exigência é que o condutor do ciclomotor tenha mais de 18 anos e possua Carteira Nacional de Habilitação (na categoria “A”, para motos) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
A tal da ACC tem quase o mesmo custo e o piloto tem de fazer os mesmos cursos práticos e teóricos como se fosse tirar a CNH. Porém com menos horas aula e o exame final é com um ciclomotor.
Para andar dentro da lei, é melhor tirar logo sua carteira de moto. Até para que, no futuro, se você decidir comprar uma moto maior e com melhor desempenho, já esteja habilitado para pilotá-la.

Equipamentos de segurança
Além da habilitação, para pilotar um ciclomotor você tem que usar os mesmos equipamentos de segurança que usaria em uma moto. As autoridades fiscalizam e exigem apenas o capacete, item mais que obrigatório.
Porém, o ideal é sempre pilotar um veículo de duas rodas com vestimenta apropriada. Isso quer dizer: jaqueta, calça, calçado fechado e luvas.

Onde é permitido rodar com os ciclomotores?
Os ciclomotores possuem motor de até 50 cm³ e velocidade máxima de 50 km/h. Por isso, a lei determina que devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa.
A circulação de ciclomotores é proibida em vias de trânsito rápido. Também não podem rodar em ciclovias ou em cima das calçadas. A lei não permite trafegar em velocidade inferior à metade da velocidade máxima da via, com isso, os ciclomotores não podem rodar em rodovias cujo limite seja de 100 ou 120 km/h.

Adaptado de: Mobilidade Estadão

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Observador Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

(Confira Vídeo) Dupla invade e furta itens de empresa no centro de Frederico Westphalen
Dois indivíduos invadiram e furtaram uma empresa na madrugada...
RS tem 405 municípios infestados pelo Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e febre chikungunya
Dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do...
Brigada Militar apreende mercadoria por descaminho em Horizontina
Na tarde de terça-feira (20) Policiais Militares do 4º...
Indígenas detidos em uma cadeia na reserva indígena em Ronda Alta morrem carbonizados
Por volta das 1:00h da madrugada desta quarta-feira, dia...
Motorista é flagrado transportando três bezerros dentro de Celta em SC
Um motorista foi flagrado ao transportar três bezerros dentro...