Granizo grande e tornados na Argentina

Slider

O Centro da Argentina ingressa nesta quinta-feira no terceiro dia seguido com registro de tempo severo na região com chuva localmente intensa e tempestades severas que trazem vento forte, granizo e até tornados isolados. As províncias mais atingidas até o momento foram as de Buenos Aires e de Córdoba.

Depois de tempestades severas que castigaram entre a terça-feira e ontem cidades do interior da província de Buenos Aires, Córdoba teve temporais fortes durante a última noite com a formação de múltiplas supercélulas de tempestade. Caiu granizo de médio a grande tamanho em diferentes pontos da província do Centro argentino.

A chuva foi forte entre ontem e hoje em partes do Centro da Argentina. Os acumulados em 24 horas até 9h desta quinta-feira foram de 61 mm no aeroporto de Rosario, 59 mm em Gualeguaychu e 46 mm em Marcos Juarez. Na cidade de Buenos Aires, choveu 36 mm no Aeroparque. No Uruguai, a chuva somou 64 mm em Mercedes e 59 mm em Durazno.

Uma massa de ar quente atua sobre o Sul do Brasil e o Nordeste da Argentina, alimentando a formação de fortes áreas de instabilidade no Centro argentino e no Uruguai. A temperatura ontem chegou a 31,4ºC na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e a 41,5ºC no Norte da Argentina.

No Rio Grande do Sul, apesar da possibilidade de chuva em pontos do Oeste e do Sul do Estado hoje e amanhã, a tendência é de chuva mais generalizada no território gaúcho apenas durante o fim de semana.

A primeira metade da próxima semana deve seguir com o padrão de instabilidade e propício à chuva no Rio Grande do Sul. A soma de vários dias seguidos com registro de precipitação poderá acabar trazendo chuva volumosa em parte do estado gaúcho, notadamente na Metade Norte.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: MetSul

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider