Em entrevista a Médica Veterinária, Emeli Bernardi, responsável pela Inspetoria Veterinária de Crissiumal, falou sobre as questões que envolvem o mormo e a fiscalização que será feita no município nos dia 10 e 11 de setembro, durante o evento de acendimento e distribuição da chama crioula no âmbito da 20ª Região Tradicionalista (RT).
A Inspetoria Veterinária de Crissiumal terá uma equipe fiscalizando a chegada dos animais ao Parque de Rodeios do município, local onde ficarão alojadas as delegaÇÕes oriundas das cidades vizinhas. Somente poderão ingressar no local, aqueles animais que apresentarem a GTA (Guia de Trânsito Animal), para transporte de equinos.
Segundo Emili, o proprietário que comparecer com seus animais ao evento e não apresentar a GTA e os exames regularizados, será multado em R$ 1.548,00, por infringir as leis e colocar em risco a vida de pessoas e animais.
A 20ª RT terá uma comissão que acompanhará essa fiscalização, sendo que os cavalos aptos a cavalgar receberão uma pulseira personalizada, o que vai identificá-los, garantindo assim a segurança e tranquilidade para os participantes do evento.
Postada originalmente em: 2015-09-03 03:00:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Rádio Alto Uruguai