Há um ano a Região Celeiro registrava o 1º caso de Covid-19(Confira Vídeo)

Dr. Wesley Samuel Sgobbi

Às 14h40min do dia 26 de abril de 2020, em Coronel Bicaco, o Site Observador Regional foi o veículo de imprensa da região que, em live exclusiva, anunciava o primeiro caso de Covid-19 da Região Celeiro.

O Dr. Wesley Samuel Sgobbi, em frente a Unidade de Saúde de Coronel Bicaco, fez a comunicação oficial, notícia que abalou a comunidade regional, que na época ainda não acreditava que o vírus pudesse chegar até nós.

O primeiro paciente foi um homem de 60 anos de idade e teve o atendimento inicial na UBS e após foi internado no Hospital Santo Antônio de Pádua de Coronel Bicaco.

A Administração Municipal de Coronel Bicaco na época foi muita criticada por ter adotado medidas preventivas, como instalações de tendas em frente a UBS e outras medidas de prevenção ao Covid-19, chegando a serem acusados de estarem manipulando a população e alguns diziam que o Covid era pura invenção da Administração.

Conforme o Prefeito Jurandir da Silva, a Administração tinha um planejamento e sabia do perigo que a pandemia representava e diante desta concepção continuou firme em sua posição de estruturar as áreas de Saúde com forte investimento na Secretária como contração de profissionais (enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos), aquisição de 2 ambulâncias novas, inclusive equipada de uma UTI. O mesmo aconteceu com o Hospital Santo Antônio, que está sob intervenção do Município, com um forte investimento de recursos na manutenção de uma ala exclusiva para atendimento de pacientes com Covid, além da contratação de profissionais e aquisição de equipamentos, dentre eles respiradores mecânicos.

Após o registro do primeiro caso, as infecções por Covid-19 começaram a se disseminar pela Região Celeiro e Coronel Bicaco, que teve o primeiro caso, veio a viver o ápice da pandemia no mês de março de 2021, quando atingiu quase 200 casos ativos e registrou 20 mortes decorrentes da Covid-19, sendo que em único dia foi registrado 04 óbitos.

Conforme Boletim Epidemiológico do Covid-19 emitido pela Secretaria Municipal de Saúde um ano após o primeiro caso Coronel Bicaco, o quadro registra 21 casos ativos, 584 casos positivados (mais de 8% da população), 28 óbitos, 04 internações (03 em Tenente Portela e 01 em Coronel Bicaco), 2573 pessoas testadas (35,4% da população), 1935 descartados e 527 pacientes curados.

CONFIRA VÍDEO QUANDO DA DIVULGAÇÃO DO 1º CASO DE COVID-19 NA REGIÃO CELEIRO:

URGENTE: CORONEL BICACO – CONFIRMADO PRIMEIRO CASO DE CORONAVIRUS

Posted by Observador Regional on Sunday, April 26, 2020

FOTOS DA ÉPOCA

Foto: Prefeito Jurandir da Silva

Presidente do Hospital  Santo Antônio de Pádua

Enfermeira Caroline Both

Fonte> Observador Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Brigada Militar prende segundo indivíduo envolvido em roubo ocorrido em Frederico Westphalen
Na tarde desta segunda-feira (10/5), policiais militares do 37º...
Pneus se desprendem de carreta e atingem casa em Santa Catarina
O fato ocorreu às 11h desta segunda-feira, 10, na...
Acidente envolvendo moto e veículo no centro de Santa Rosa
No início da tarde de segunda-feira (10/05), ocorreu um...
Novo lote de vacinas da CoronaVac: Confira quantas doses cada município da Região Celeiro vai receber
Começa a ser distribuído, nesta segunda-feira (10), mais um...
Redentora: Administração Municipal vacina pessoas com comorbidades contra a Covid-19
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde...