Hospital de Federico Westphalen tem UTI pronta e nunca usada há dois anos

Hospital tem leitos de UTI prontos, mas nunca usados (Foto: Reprodução/RBS TV)

Mesmo com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pronta e nunca usada há dois anos, os casos mais graves atendidos no Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul, precisam ser transferidos para outras localidades.

O hospital é referência para 30 municípios da região e realiza 80% dos 4 mil atendimentos mensais por meio do Sistema único de Saúde (SUS).

"às vezes nós ficamos com paciente de dois a três dias. Nós já estamos, como posso dizer, acostumados a manter pacientes, a manter a vida desse paciente a té a gente conseguir exatamente o leito", afirma a diretora administrativa Roselei Fátima Enderle.

De acordo com o presidente do hospital, existe um contrato que prevê o pagamento de valores, mas "além de atraso, (os valores) não condizem com os gastos que nós temos", afirma Silvestre Vargas Filho.

Diariamente, cerca de 100 pacientes percorrem aproximadamente 200 quilômetros em busca de atendimento em outras cidades, especialmente para o tratamento contra o câncer. A ativação da UTI pode ajudar a amenizar a situação, uma vez que o hospital poderia prestar o serviÇÃO de oncologia.

Uma dessas pessoas que faz essa viagem quase diária é o pai do advogado Dirceu Antônio de Freitas. "Dá entre seis e oito horas de viagem. Viaja mais do que é atendido, então a qualidade de vida é pouca para o paciente", afirma.

Foram investidos cerca de R$ 2 milhões para a compra de equipamentos para os 10 leitos de UTI, e agora a Prefeitura de Frederico Westphalen busca apoio junto a outras cidades da região para conseguir manter o serviÇÃO, que deve custar R$ 450 mil por mês.

"Se todos os municípios abraçarem essa causa do Hospital Divina Providência na abertura dessa UTI, porque é desumano, nós temos que levar as nossas pessoas, os nossos doentes todos os dias para Erechim, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Ijuí, e outros municípios distantes", afirma o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso.

Postada originalmente em: 2017-11-21 10:00:00

Categoria original: Região Noroeste

Fonte: G1

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Motorista é flagrado transportando três bezerros dentro de Celta em SC
Um motorista foi flagrado ao transportar três bezerros dentro...
Acidente com morte é registrado na BR 158 em Júlio de Castilhos
Por volta das 05h45 desta terça-feira (20), no km...
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão no Noroeste do RS
A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de...
Mãe e dois filhos menores são mortos em incêndio criminoso em Santa Maria
Três pessoas morreram em um incêndio criminoso na madrugada...
Confira Vídeo – Carreta esmaga carro na BR-316; família inteira morreu
Cinco pessoas morreram no acidente: uma professora, o marido,...