La Ninã está perdendo a força e soja pode ter safra cheia, diz Rural Clima

O fenômeno climático La Niña está perdendo força e deve ter efeitos mais brandos na safra de verão, segundo dois especialistas em clima ouvidos nesta sexta-feira (4/12) pela Globo Rural. “A soja está entrando agora no período de florescimento e, se janeiro e fevereiro não forem tão secos como é a indicação dos modelos meteorológicos europeus, ainda acredito em safra cheia”, diz o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima.

Ele trabalha com uma estimativa de supersafra de 132 milhões de toneladas, 3 milhões menor que sua previsão anterior. A queda se explica pela perda do potencial produtivo das lavouras devido ao tempo seco em setembro e outubro.

Patricia Madeira, diretora de meteorologia da Climatempo, não faz previsão de volume de safra, mas diz que as previsões são boas. “O La Ninã está estabelecido, mas a chuva começou a aumentar no sul do Brasil, o que é contra os critérios do fenômeno, que indica tempo seco no sul e chuvas irregulares no Nordeste.”

Ela diz que o fenômeno deve perder efeitos no final de dezembro. “A região sul terá água suficiente para a agricultura em dezembro e janeiro. Já no Nordeste, a chuva vai ficar abaixo da média, o que deve acarretar uma situação menos favorável do que a da última safra.”

A falta de chuvas na época do plantio levou consultorias de agronegócio a reduzirem suas projeções de safra da soja, ficando entre 130 milhões e 135 milhões de toneladas, com aumento de área de 3% a 6%. Em seu levantamento de novembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou 134,953 milhões de toneladas, um acréscimo de 10,109 milhões de toneladas em relação à safra 2019/20.

Fonte: Globo Rural

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

(Confira Vídeo) Delegado William Garcez desmente boatos sobre sequestro de crianças na Região Celeiro
Em vídeo publicado na noite desta terça-feira (26) na...
(Confira Vídeo) Ijuí: Perícia comprova que jovem de 15 anos foi dopada e atacada na fazenda de amigos
O mistério que envolve a morte de Milena Eduarda...
Coronel Bicaco: Executivo convoca sessão extraordinária para tratar projeto relativo ao Ipê Saúde
Nas últimas semanas o assunto relativo ao IPE saúde...
Deputado Jerônimo Goergen anuncia mais R$300 mil para a Educação de Chiapetta.
Aproveitando a ida até a capital do Estado, representantes...
Acidente é registrado próximo ao trevo de acesso principal a Catuípe
O condutor de Honda Fit saiu da pista na...