A campanha organizada pela Liga do Bem do Senado arrecadou, em menos de uma semana, 5,5 mil cobertores novos para os desabrigados e desalojados pelos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul. Todas as peças adquiridas na campanha foram entregues na terça-feira (7/5) à Força Aérea Brasileira (FAB), que fará o envio em regime de prioridade para a Base Aérea de Canoas.
A campanha SOS Rio Grande do Sul tem participação dos gabinetes dos três senadores gaúchos – Luiz Carlos Heinze (Irineu Orth), Paulo Paim e Hamilton Mourão, Escritório de Representação do Rio Grande do Sul (EBSB), consulados das torcidas organizadas do Grêmio e Internacional, Centros de Tradições Gaúchas, tribunais, sindicatos e entidades da iniciativa privada.
Vencida a primeira meta dos cinco mil cobertores, os organizadores já definiram uma segunda, que é a de arrecadar recursos para a aquisição de dez mil cobertores, que também serão levados por aeronaves da FAB para o RS e distribuídos através do sistema de logística do governo do Estado.
Além de doações em dinheiro para a aquisição dos cobertores, a campanha também montou 20 pontos estratégicos de coleta em Brasília, para doação de alimentos, ração animal, produtos de higiene, água, roupas, calçados e colchões. Um deles funciona no EBSB. Segundo afirmou o secretário-executivo do escritório, Henrique Pires, é impressionante a velocidade e a determinação com que as pessoas estão respondendo e fazendo doações. “Estamos vendo todos os estados da Federação aderindo à rede de solidariedade ao Rio Grande do Sul, contribuindo como podem”, destacou.
Já a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, afirmou que o brasileiro é afetivo e solidário e a rede que se formou em Brasília nunca foi vista. “O apoio vem de todos os lados, dos pequenos e dos grandes, dos que podem muito e dos que podem muito pouco”, afirmou.
O comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Miguel Salvio Junior, recepcionou Pires e Ilana. Ele informou que só no hangar visitado pela comitiva da Liga do Bem, havia mais de 200 toneladas de bens doados e que serão levados nos próximos dias para o Rio Grande do Sul.
A Liga do Bem, coordenada por Patrícia Seixas Alves, é um grupo de voluntários formado por colaboradores do Senado e por pessoas da sociedade civil. Foi criada em novembro de 2015 a partir de uma sugestão apresentada no Programa Manhã de Ideias, quando Ilana assumiu a diretoria-geral.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Governo RS